Quatro unidades estarão abertas para vacinação neste sábado – Prefeitura de Curitiba/PR

Quatro unidades de saúde de Curitiba estarão abertas neste sábado (27/4), das 8h às 12h, para vacinação contra a gripe e da febre amarela: Ouvidor Pardinho (Matriz), Pompéia (Tatuquara), Barigui (CIC) e Osternack (Bairro Novo).

As vacinas são ofertadas também de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde da capital. A estratégia de abrir algumas unidades de saúde neste sábado para ofertar as duas vacinas é uma opção extra para aquelas pessoas que não conseguem comparecer durante a semana. 

Gripe

A campanha da gripe vai até 31 de maio. Estão sendo vacinadas na rede municipal, o público prioritário definido pelo Ministério da Saúde: pessoas maiores de 60 anos, gestantes, mães de bebês nascidos até 45 dias, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada.

“Mesmo que a pessoa já tenha se vacinado contra a gripe em anos anteriores, é preciso repetir a dose neste ano. A vacina da gripe é atualizada todo o ano, de acordo com os vírus influenza que estão circulando no momento”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira.

A meta, em Curitiba, é vacinar contra a gripe pelo menos 90% das 535 mil pessoas que integram o público-alvo, o que corresponde a 481,5 mil pessoas.

Febre Amarela

Já a vacina da febre amarela é aplicada em dose única, que vale para a vida toda. Quem já fez, não precisa repetir. O público-alvo são pessoas a partir de 9 meses até 59 anos.

A dose é contraindicada para crianças menores de 6 meses ou para quem tem o sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave a algum componente da vacina ou doença febril aguda.

Pessoas acima dos 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de 6 meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Para os idosos, a prescrição médica é feita após se avaliar o risco de a vacina descompensar outras doenças preexistentes.

Em Curitiba, para gestantes e mulheres que amamentam bebês menores de 6 meses, a orientação é vacinar apenas aquelas que frequentam ou moram em sítios ou áreas de matas, onde há o risco de contaminação. As mães que amamentam bebês maiores de seis meses podem se vacinar sem restrições.

 


 

Unidades abertas neste sábado (27/4) para vacinação

 

Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Matriz): Rua 24 de Maio, s/n.º, Praça Ouvidor Pardinho

 

Unidade de Saúde Pompéia (Tatuquara): R. João Batista Bettega Jr. s/n, Tatuquara

Unidade de Saúde Barigui (CIC): Rua Arthur Martins Franco, 5.516, Cidade Industrial

Unidade de Saúde Osternack (Bairro Novo): Rua Miguel Rossetim, 100, Vila Osternack

Horário: das 8h às 12h

 

 

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/quatro-unidades-estarao-abertas-para-vacinacao-neste-sabado/50148.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Previdência complementar proporciona aposentadoria melhor no futuro – Prefeitura de Curitiba/PR

A possibilidade de participação na CuritibaPrev, a Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba, …