Projeto susta decreto que dispensou vistos de turistas de quatro países – Notícias

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Ivan Valente aponta subserviência da política externa brasileira

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 61/19 suspende o decreto presidencial que dispensou unilateralmente o visto de visita para turistas dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Japão que viajarem ao Brasil. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O texto é de autoria do deputado Ivan Valente (SP) e outros oito parlamentares do PSol. A Constituição concede ao Congresso Nacional o poder de sustar atos do Executivo, como decretos e portarias, quando entender que eles extrapolam o poder regulamentar do governo.

O Decreto 9.731/19 foi publicado em março. A dispensa de visto, que começa a vigorar a partir do dia 17 de junho, valerá para entrada no País para fins turísticos, de negócio, esportivos ou artísticos, sem intenção de estabelecer residência. O governo alegou que a isenção do visto ampliará o turismo no Brasil.

Para os deputados do Psol, porém, a medida representa “subserviência da política externa brasileira”, já que ela não foi acompanhada de gesto idêntico dos países beneficiados com a dispensa.

“Este favorecimento enfraquece o poder de negociação do Brasil em relação às condições migratórias impostas a brasileiros que viajam e migram e favorece países específicos em detrimento da soberania nacional e da proteção de nossos cidadãos”, dizem os deputados na justificativa do PDL 61/19.

Eles afirmam ainda que o decreto presidencial fere a Constituição, que inclui a reciprocidade entre os princípios que regem as relações internacionais do Brasil com outras nações.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …