Cinemateca exibe filmes espanhois dedicados às mulheres – Prefeitura de Curitiba/PR

Um ciclo de cinema dedicado à cultura feminina entra em cartaz na Cinemateca de Curitiba a partir desta quinta-feira (2/5). No programa, obras de diretoras espanholas que decidiram enfrentar as críticas e pensar a natureza humana na contemporaneidade. A mostra segue até domingo com sessões às 19h. A entrada é franca.

Promovido pelo Instituto Cervantes desde 2010, o ciclo Espaço Feminino reúne produções recentes dirigidas por mulheres com temas que exprimem suas preocupações. São três longas-metragens e uma série de curtas.

O longa Con el viento, da diretora Meritxell Colell, aclamado em diversos festivais internacionais, abre a programação. O filme convoca o reencontro familiar e as relações entre as diferentes mulheres de uma família.

O reencontro também é tema do longa Los amores cobardes, exibido na sexta-feira. Dirigido por Carmen Blanco, o filme retrata a volta de uma jovem forte e independente à sua cidade natal, onde se depara com fantasmas de uma amizade quebrada e as confusas relações de um amor juvenil.

Já o documentário A palabra xusta, é uma homenagem a Antía Cal Vázquez, pedagoga e educadora galega, que realizou um trabalho pioneiro de estudo e formação de crianças. A palavra justa era o nome de um jogo que ela inventou em que, ao final de cada aula, os alunos deveriam resumir o que aprenderam em apenas uma palavra.

Curtas

No domingo, encerra a mostra o Curtas em Feminino, um programa anual itinerante formado por curtas-metragem dirigidos por cineastas espanholas.

A seleção inclui seis filmes produzidos entre 2014 e 2018, em diferentes locais da Espanha, que constituem um panorama significativo de como as cineastas abordam todo tipo de temas e propostas narrativas em seus trajetos, consolidando seus universos estéticos.

 


 

Confira a programação

 

Mostra Espaço Feminino

Data: de quinta-feira (2/5) a domingo (5/5), às 19h

Local: Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1174)

QUINTA-FEIRA (2/5) – COM O VENTO (Con el viento, Espanha, 2017, 108’, Livre)

Mônica é uma bailarina e coreógrafa de 47 anos que vive em Buenos Aires, mas uma chamada de sua irmã dizendo que seu pai está muito doente a incentiva a voltar para o local onde nasceu, após 20 anos. Com a morte do pai, Mônica permanece no povoado para ajudar a mãe. São quase duas desconhecidas que terão que aprender a se conhecer e conviver.

Direção: Meritxell Colell

Elenco: Mónica García, Concha Canal, Ana Fernández, Elena Martin, Xavier Martín, Paquita Pérez, Rakhal Herrero, Florencio Ortega, José Mari Martín, Jose Mari Crespo.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=kdsuCMaCx7A  

SEXTA-FEIRA (3/5) – OS AMORES COVARDES (Los amores cobardes, Espanha, 2018, 93’, 12 anos)

Eva é uma jovem independente que regressa à sua cidade natal para passar as férias de verão. Ali a esperam sua mãe e Gema, sua incondicional amiga. O que Eva não espera é se encontrar com Rubén, quem costumava ser seu melhor amigo até que em um dia o garoto decidiu cortar o contato inesperadamente.

Direção: Carmen Blanco

Elenco: Blanca Parés, Ignacio Montes, Anna Coll Miller, Tusti de las Heras, Agustín Otón, David Mora

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=NkOC68agML8 

SÁBADO (4/5) – A PALAVRA JUSTA (A palabra xusta, Espanha, 2018, 108’, Livre)

Uma professora e pedagoga de 92 anos regressa a uma casa parada no tempo. Ali Antía Cal Vázquez “Tita” inicia uma conversa com suas lembranças, as imagens de uma vida capturada em velhas fotografias, a paisagem da montanha que rodeia a casa e a memória do amor de sua vida, Antonio Beiras.

Direção: Miguel Piñeiro

Elenco: Antía Cal Vázquez

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=K_9Ab3b3Vrk

DOMINGO (5/5) – CURTAS EM FEMININO (Cortos en feminino)

EINSTEIN-ROSEN (Espanha, 2016, 9’, livre)

Verão de 82. Teo está seguro que encontrou um buraco de minhoca. Seu irmão Óscar não acredita. Pelo menos de momento.

Direção: Olga Osorio

Elenco: Teo Galiñanes, Óscar Galiñanes, Xúlio Abonjo, Ricardo de Barreiro

LUCRECIA (Espanha, 2018, 13’, livre)

Lucrecia narra a história de uma atriz próxima aos 50 anos que tem dificuldade de sobreviver com sua profissão, já que cada vez diminuem as ofertas de papéis para mulheres de sua idade.

Direção: Eva Marín

Elenco: Carmela Lloret

CAMINHO DE ÁGUA PARA UM PEIXE (Espanha, 2016, 8’, livre)

É de noite quando Óscar vê de sua janela… Um peixinho colorido pulando em uma poça de lama! Dois gatos espreitam no escuro. Óscar ajudará o peixe em uma desenfreada aventura por uma América Latina noturna, com a escassez de água como cortina de fundo.

Direção: Mercedes Marros

CONSERVAS (Espanha, 2017, 15’, livre)

Conservas narra a situação de Paula, uma moça inquieta que quer propor uma relação aberta a Guille, seu namorado. Mas, pelo caminho, o ciúme, as dúvidas e o desejo por outa pessoa tornarão mais difícil esta tarefa.

Direção: Mireia Pozo

Elenco: Montse Morillo, Ricard Farré, Merlín Quintanas, Nuria Santmartí, Anna Massó, Jessica Hernández

UMA VEZ (Espanha, 2015, 14’, livre)

Um dia como qualquer outro, Chila Huerta acordou seus três filhos e deixou a casa na qual vivia com seu marido. Ninguém na cidade entendia como tinha sido capaz de abandona-lo.

Direção: Sonia Madrid y Maria Guerra

Elenco: Belén Rueda, María Vázquez, Marcial Álvarez, María Camacho, Belén Cuesta, Concha Delgado, Isabel Gaudí, Mariola Fuentes, Gracia Olayo, Candela Ortiz, Pedro Ortiz, Verónica Moral

CAFÉ PARA LEVAR (Espanha, 2014, 13’, livre)

Alicia segue atarefada, finalizando os preparativos de seu casamento, e decide entrar no primeiro café que encontra. Casualidade do destino ali se encontra inesperadamente com Javi.

Direção: Patricia Font

Elenco: Alexandra Jiménez, Daniel Grao, Alba José

Horário: 19h

 

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/cinemateca-exibe-filmes-espanhois-dedicados-as-mulheres/50197.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …