Proposta disciplina construção de guaritas em quadras residenciais – Notícias

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Celina Leão: objetivo é proporcionar segurança efetiva à população

O Projeto de Lei 1592/19 disciplina a fixação de obstáculos nos limites nas quadras ou conjuntos, de forma a dificultar a entrada e a saída de veículos, desde que não seja comprometido o direito de ir e vir dos cidadãos.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. “A ideia é proporcionar à população uma segurança efetiva no que tange à colocação de grades como limites nas quadras ou conjuntos residenciais”, disse a autora, deputada Celina Leão (PP-DF).

O texto autoriza a construção de guaritas, desde que a medida seja aprovada pela maioria absoluta dos moradores do local abrangido. O projeto deverá ser aprovado pela Secretaria de Segurança Pública, depois de ouvidos o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Trânsito e a Defesa Civil. Quando for o caso, deverá ser consultado ainda o órgão de patrimônio histórico, artístico ou cultural.

Proposta com teor idêntico (PL 3697/15) já tramitou na Câmara, mas acabou arquivada ao término da legislatura passada, tendo sido aprovado pela Comissão de Viação e Transportes.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Urbano; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …