Formação para o Primeiro Emprego é aprendizado para toda a vida – Prefeitura de Curitiba/PR

Adolescentes que fazem parte do programa Formação para o Primeiro Emprego, da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho, participaram nesta quinta-feira (2/5) de um encontro com parceiros da ação. O evento aconteceu na Primeira Igreja Batista (PIB) e contou com a presença do prefeito Rafael Greca e da madrinha do programa, Michelly Correia.

O encontro serviu para promover a integração de todos os envolvidos na execução do programa, que foi lançado em fevereiro deste ano e capacita adolescentes de 14 a 17 anos para que eles se tornem competitivos em processos seletivos e no mercado de trabalho.

Ao falar com os adolescentes – cerca de 600 dos 1.000 que participam do programa em toda a cidade -, o prefeito citou Leonardo da Vinci, mestre do Renascimento italiano e que também foi aprendiz no ateliê do pintor e escultor Andrea del Verrocchio.

“Nesta quinta-feira comemora-se 500 anos da morte de Leonardo da Vinci e a visão deste homem, que foi o maior de todo o seu tempo, passa pelo que nós queremos, uma cidade de oportunidades para seus jovens”, disse Greca.

Segundo o prefeito, todos os jovens devem receber duas coisas de seus antecessores: raízes para manter o que a humanidade já sabe e asas para voar, sonhar, buscar a inovação e querer avançar.

No encontro, os adolescentes assistiram a duas apresentações do co-fundador do Instituto TeenCoach, Fabrício Rodrigues, e da jornalista e madrinha do programa, Michelly Correia, que falaram de sonhos e perseverança.

Sarah Soares Pereira e Iolanda Machado falaram do crescimento alcançado durante as aulas. “Aprendi a desenvolver habilidades que eu não sabia ter. O trabalho é só um algo a mais entre tudo que aprendemos. São conhecimentos que vou levar para toda a vida”, disse Iolanda, que já está trabalhando em uma grande empresa na Cidade Industrial.  

Programa

As oficinas acontecem em todas as regionais da cidade e a formatura será no mês de novembro. Adolescentes de 14 e 15 anos têm aulas de língua portuguesa, matemática básica, introdução à informática e ao mundo dos negócios, empreendedorismo, trabalho voluntário, palestras, oficinas, orientação profissional e visitas monitoradas a empresas, entre outras abordagens pedagógicas, até o fim deste ano.

Para os jovens de 16 e 17 anos há oficinas de leitura e comunicação, relações socioprofissionais, cidadania e ética, saúde e segurança do trabalho, planejamento e organização do trabalho, raciocínio lógico e análise de dados, gestão contábil e financeira e operações logísticas.

O programa tem como parceiros do Sistema S, responsável pela contratação dos professores, Primeira Igreja Batista de Curitiba, Sebrae, AVA, Instituto TeenCoach, Junior Achievement e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Presenças

Participaram do evento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; presidente da FAS, Thiago Ferro; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR), Edson Campagnolo; a secretária da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila; o pastor Primeira Igreja Batista, Pascoal Piragine Júnior; a desembargadora do Tribunal Federal do Trabalho 9ª Região, Rosemari Diedrichs Pimpão; a procuradora do Ministério Público do Trabalho 9ª Região, Mariane Josviak; superintendente do Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel; e o gerente executivo de Operações da Fiep, Dener José de Souza.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/formacao-para-o-primeiro-emprego-e-aprendizado-para-toda-a-vida/50218.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Projeto Novas Caras oferece espetáculo na Sala Álvaro Moreyra

Dando continuidade ao Projeto Novas Caras a Sala Álvaro Moreyra recebe o espetáculo Estava em …