Câmara “veste” amarelo em apoio à campanha da ONU por menos acidentes de trânsito

Palácio Anchieta com luzes da campanha Maio Amarelo

MARIANE MANSUIDO
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo ficará iluminada por luzes amarelas ao longo deste mês, em apoio à campanha Maio Amarelo, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas). O movimento busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito em nível mundial.

De acordo com a campanha, ao menos 3 mil mortes  são registradas diariamente nas ruas e estradas mundo afora, o que representa custo anual de US$ 518 bilhões, equivalentes a cerca de R$ 2 trilhões ou quase 30% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro anual. E até 50 milhões de pessoas acidentadas permanecem com sequelas, anualmente.

As previsões da OMS (Organização Mundial da Saúde), agência de saúde da ONU, alertam para o risco de crescimento acelerado do número de vítimas no planeta, caso não sejam adotados planos efetivos de segurança viária. É possível que 1,9 milhão de pessoas percam a vida no trânsito em 2020, número que deverá aumentar para 2,4 milhões até 2030.

A intenção da campanha Maio Amarelo é discutir e promover ações coordenadas de conscientização e prevenção, com o envolvimento do poder público, empresas, associações e sociedade civil. O objetivo da ONU é poupar, até 2020, 5 milhões de vidas. Neste ano, 27 países, 423 municípios e 1.425 empresas já anunciaram apoio à iniciativa.

Origem da campanha

O Maio Amarelo foi criado a partir de resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, que definiu o período entre 2011 e 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito.

Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução foi publicada, no dia 11 de maio de 2011. Por isso, o mês tornou-se referência mundial para a avaliação periódica das ações que o mundo inteiro realiza.

A escolha da cor amarela simboliza atenção, como na sinalização e advertência no trânsito, conforme o código internacional.

Para mais informações sobre o Maio Amarelo, acesse o site da campanha.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/camara-veste-amarelo-em-apoio-a-campanha-da-onu-por-menos-acidentes-de-transito/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Reunião na Câmara aborda relacionamentos na terceira idade

Atualizado em (13/08/2019 – 17h36) | Cidade, Geral, Notícias ANDREA …