Cultura indígena é tema de filmes, debates e mostra de artesanato – Prefeitura de Curitiba/PR

Uma exposição de artesanato indígena acompanhada de rodas de conversa com representantes de etnias do Paraná abrirá a Mostra de Cinema e Debates sobre a Cultura Indígena, neste domingo (5/5), das 9h às 15h, no Memorial de Curitiba, no São Francisco. A partir de terça-feira (7/5), a mostra poderá ser vista na Cinemateca, local de exibição dos oito filmes selecionados para o evento.

A mostra é uma parceria do programa Nós e o Meio Ambiente, da Fundação Cultural de Curitiba, com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e terá atividades para adultos e crianças. Os filmes serão exibidos na Cinemateca, de terça (7/5) a sexta-feira (10/5), às 14h e às 19h30. A participação em todos os eventos é grátis, mas os interessados devem se inscrever pelo email cursosfcc@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Os filmes escolhidos são documentários e animações de curta duração e com temáticas variadas, como a rotina de um dos povos do Alto Xingu, os mitos da floresta e o extermínio de indígenas no Paraná. A tarde de quarta-feira (8/5) será reservada à exibição de dois filmes para crianças, que também poderão participar de atividades lúdicas com um representante caingangue.

Depois dos filmes para o público mais velho, haverá palestras ou debates. No último dia do evento, serão distribuídas mudas de plantas nativas após os debates.

Falando sobre os povos nativos

“O objetivo é proporcionar ao público infantil a oportunidade de conhecer a cultura indígena e, aos jovens e adultos interessados no tema, uma reflexão sobre a situação dos povos da floresta e como é possível ajudá-los a enfrentar seus desafios”, explica a coordenadora do programa Nós e o Meio Ambiente e da mostra, Márcia Squiba.    

Segundo o censo populacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o Brasil tinha 896 mil índios – menos da metade dos três milhões da época do Descobrimento, há 519 anos. Cerca de 60% viviam no meio rural.

O Sul do País era a região com o menor contingente indígena (pouco menos de 75 mil pessoas). O estudo também catalogou mais de 270 línguas faladas pelos diferentes povos, que em 80% dos casos dominam o Português.

 

Serviço: Mostra de Cinema e Debates sobre a Cultura Indígena

Mostra de artesanato e roda de conversa

Local: Memorial de Curitiba (Rua Doutor Claudino dos Santos, 79, Centro Histórico, São Francisco)

Data: domingo (5/5), das 9h às 15h

 

Mostra de cinema

Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco)

Data: de terça (7/5) a sexta-feira (10/5)

Grátis, necessário inscrição prévia (cursosfcc@fcc.curitiba.pr.gov.br.)

 

Programação

Terça-feira (7/5)

14h – Jornada Kamayurá (documentário, BR, 1966, direção: Heinz Forthmann)

Palestra sobre fitoterapia

Quarta-feira (8/5)

14h (programação infantil) – Mitos do Mondo: Como Surgiu a Noite (animação, BR, 2005, direção: André Lieban) e A História do Monstro Khátpy (documentário, BR, 2009, direção: Kamikia Kisêdjê e Whitnti Suyá. Em seguida, atividades com representante da etnia Kaigang.

19h30 – Shuku Shukuwe, a vida é para sempre (documentário, BR, 2012, direção: Agostinho Huni Kuin). Apresentação do músico descendente de índios Carlos Caruso.

Quinta-feira (9/5)

14h – Mato Eles? (documentário, BR, 1983, direção: Sérgio Bianchi). Em seguida, debate sobre a presença indígena nas universidades.

19h30 – Txirin, o batismo do gavião (documentário, BR 2017, direção: Isaka Huni Kunin e Carolina Canguçu). Apresentação do músico descendente de índios Carlos Caruso.

Distribuição de mudas de plantas nativas.

Sexta-feira (10/5)

14h – O Índio e O Trigo (documentário do acervo, década de 1950, direção: Nilo Velozzo). Em seguida, debate sobre Direitos Indígenas e Estado.

19h30 – No Coração dos Deuses (ficção, BR, 1997, direção: Geraldo Moraes).

Distribuição de mudas de plantas nativas.

                                                     

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/cultura-indigena-e-tema-de-filmes-debates-e-mostra-de-artesanato/50211.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …