Eleitores de três municípios voltam às urnas neste domingo (5) para a escolha de novos prefeitos e vices — Tribunal Superior Eleitoral

Os eleitores de Santa Luzia do Norte, em Alagoas, Cascavel, no Ceará, e Irupi, no Espírito Santo, voltarão às urnas neste domingo (5) para escolher, em eleições suplementares, os novos prefeitos e vice-prefeitos, para mandato até 31 de dezembro de 2020. Os pleitos acontecerão porque os prefeitos dessas localidades – eleitos em 2016 – tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Em Santa Luzia do Norte (AL), as eleições suplementares foram determinadas após a cassação dos mandatos do prefeito, Edson Mateus da Silva (PRB), e do vice-prefeito, José Aílton do Nascimento (PTC), por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio durante a campanha eleitoral de 2016. O MPE constatou que houve contratação de servidores públicos de forma irregular e fornecimento de transporte gratuito para eventos e viagens de família, bem como financiamento de cursos numa autoescola. Os dois também foram condenados a oito anos de inelegibilidade.

Francisca Ivonete Mateus Pereira (PDT) e Waltemar Matias de Sousa (PDT), respectivamente prefeita e vice-prefeito de Cascavel (CE) eleitos em 2016, tiveram os seus mandatos cassados e foram declarados inelegíveis por oito anos por prática de abuso de poder político na campanha eleitoral. Ambos foram responsabilizados pela contratação excessiva de servidores temporários, por contratos fraudulentos de estagiários, pela utilização de veículos de transporte escolar na campanha eleitoral e por repasse irregular de verbas para associações.

Já os eleitos para a Prefeitura de Irupi (ES) em 2016, Carlos Henrique Emerick Stock (PSDB) e Leandro Purcino de Almeida (PRP), respectivamente, prefeito e vice-prefeito, perderam os cargos pela prática de abuso de poder político e econômico. Carlos Henrique ainda foi penalizado com inelegibilidade pelo prazo de oito anos. A acusação do Ministério Público Eleitoral (MPE) foi fundamentada na realização de um casamento comunitário pela administração municipal durante a campanha eleitoral.

DivulgaCandContas

As informações sobre as eleições suplementares deste fim de semana estão disponíveis no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais da Justiça Eleitoral (DivulgaCandContas). Nas páginas de cada município, constam os perfis, o histórico, as declarações de bens e as contas de campanha de todos os candidatos.

Clique nos respectivos links para conferir os seis candidatos que disputam a Prefeitura de Santa Luzia do Norte (AL). Em Cascavel (CE), são três coligações. Já em Irupi (ES), dois candidatos poderão ser votados.

Confira o calendário de 2019 das eleições suplementares.

RG/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Maio/eleitores-de-tres-municipios-voltam-as-urnas-neste-domingo-5-para-a-escolha-de-novos-prefeitos-e-vice-prefeitos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TRE-CE promove audiências e atendimento ao eleitorado do Cariri — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na última semana, diversas programações na região …