Embaixador da Holanda conhece o Bairro Novo da Caximba – Prefeitura de Curitiba/PR

O projeto do Bairro Novo da Caximba terá a vertente de desenvolvimento econômico como objeto de estudo por especialistas holandeses. A ideia foi tratada nesta quinta-feira (2/5), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em reunião do prefeito Rafael Greca com o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Van Rij.

“Podemos desenvolver uma espécie de Holambra Social, como suporte à renda das famílias que vivem na região. Uma fazenda urbana social com arranjo econômico para a plantação de flores em Curitiba”, disse Greca.

Segundo o diplomata holandês, o projeto será encaminhado para análise por especialistas, sob a ótica da possibilidade de uma parceria. “É uma boa ideia a Holambra Social. Não há como prometer nada de imediato, mas iremos encaminhar o projeto para estudo por especialistas, na área agriculturável próximo à água”, explicou.

O prefeito também destacou o desenvolvimento do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade. Neste campo, Kees Van Rij citou investimentos com capital holandês em Curitiba na área de tecnologia de alimentos e nutrição, na empresa Granotec, e interesse em potencializar parcerias na capital e no Paraná nas áreas de agricultura, tecnologia para a inovação, conhecimento e energias renováveis.

Primeira visita

Esta é a primeira visita a Curitiba do representante diplomático do Reino dos Países Baixos no Brasil. Ele está na cidade para o encontro nacional de cônsules da Holanda que acontece nesta semana.

Van Rij Muito se diz impressionado com a cidade. Durante o feriado, ele fez visitas e destacou o Centro Histórico, o Museu Oscar Niemeyer e o Bosque do Papa. “Fiquei impressionado com a enorme quantidade de pessoas em visita ao museu. Foi muito interessante. Já o Bosque do Papa, pequeno memorial da imigração polonesa, foi um ambiente que fez recordar a minha terra, um local com um toque europeu”, disse.

Van Rij é o representante da Holanda no Brasil desde agosto de 2018. Anteriormente, trabalhou como diplomata em Bruxelas e em Haia, no Peru e na Coréia do Sul. De 1994 a 1997, foi secretário particular da rainha e do príncipe dos Países Baixos.

Participaram da reunião o cônsul honorário para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Robert Willem Ruijter, o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó, e a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi.

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/embaixador-da-holanda-conhece-o-bairro-novo-da-caximba/50209.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Fala Curitiba ouve moradores de mais 15 bairros na próxima semana – Prefeitura de Curitiba/PR

Mais de 200 moradores dos bairros Prado Velho (Vila Torres), Bacacheri e Tingui participaram, na …