Prefeitura de João Pessoa monta 110 postos para o ‘Dia D’ de vacinação contra gripe

D R T . R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

Para garantir a prevenção da população pessoense, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) mobilizou, neste sábado (4), 1,3 mil profissionais de saúde distribuídos em 110 postos de imunização pela cidade dentro da programação do ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os locais incluem as Policlínicas Municipais de Saúde, Unidades de Saúde da Família (USF) e os postos móveis.

Nesta edição da campanha, a PMJP preparou uma estrutura na Praça Cristo Rei, localizada no bairro dos Bancários. “A mobilização deste ano tem como meta garantir a assistência e combate às fakenews, falsas informações divulgadas acerca do programa de imunização e da eficácia da vacina que previne contra a gripe”, destacou o secretário de Saúde Adalberto Fulgêncio.

“No caso de dúvidas sobre as vacinas, os usuários podem procurar informações nas salas de vacinas, nas Unidades de Saúde da Família e obter orientações com os profissionais de saúde. Nosso objetivo é cuidar e prevenir a população”, completou.

Mãe de Luís Eduardo, de dois anos, Camila de Queiroz mantêm o cartão de vacina do filho atualizado. “Como trabalho com saúde, sei da importância da prevenção, em todos os âmbitos de assistência e, principalmente, nas campanhas de vacinação. Ao manter o calendário de vacinação atualizado do meu filho e da minha família, percebemos que há uma redução considerável de adoecimentos em casa”, informou a mãe.

A campanha segue até o dia 31 de maio, com a meta de vacinar 90% dos grupos de risco, o que representa 211.566 pessoas e, assim, garantir uma proteção para a população. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). No momento da vacinação, será realizada a atualização da caderneta vacinal de crianças e gestantes.

Grupos de risco – Os grupos de risco são pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

D R T . R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

Para ter acesso à vacina, os grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Ao longo da campanha serão disponibilizadas 211,5 mil doses da vacina. Para ser vacinado, o usuário deve, no momento da imunização, comprovar que está inserido em um dos grupos. “Estamos trabalhando para garantir a assistência e, em conjunto com as equipes de imunização, fazer uma vacinação de bloqueio, não permitindo a circulação do vírus da gripe”, enfatizou Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da PMJP.

Dados – Em 2018, a PMJP alcançou 90,44% de cobertura vacinal. A Vigilância Epidemiológica (Viep) confirmou laboratorialmente 34 ocorrências de Influenza tipo A, sendo 18 de H1N1, com dois óbitos, e 16 do subtipo H3 sazonal, com dois óbitos. Para Influenza B foram 11 casos confirmados, com dois óbitos registrados. De Vírus Sincicial Respiratório foram registrados e confirmados nove e de Metapneumovírus, 12 casos notificados.

Já em 2019 houve, até o momento, 3 casos de Influenza A, sendo dois de subtipo H1N1 e um de subtipo H3 sazonal, e 12 ocorrências Vírus Sincicial Respiratório confirmados laboratorialmente, sem registro de óbitos.

Locais para Vacinação – Dia D:

Local de abertura: Praça Cristo Rei, das 9h às 17h – R. Josefa Taveira, 765 – Mangabeira.

– Centro Municipal de Imunização (CMI), das 8h às 17h – Av. Rui Barbosa, Torre

– Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h

– Policlínicas Municipais de Saúde, das 8h às 17h.

– Shopping Mangabeira, das 10h às 17h.

– Shopping Sul, das 10h às 17h.

– Shopping Tambiá, das 10h às 17h.

– Shopping Manaíra, das 10h às 17h.

– Supermercado Extra – Epitácio Pessoa, das 8h às 17h.

– Supermercado Atacadão BR – das 8h às 17h.

De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua casa para tomar vacina e atualizar o cartão de imunização.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/prefeitura-de-joao-pessoa-monta-110-postos-para-o-dia-d-de-vacinacao-contra-gripe/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Peça teatral do grupo Oxente é atração da Villa Sanhauá

A imaginação vai tomar conta da Villa Sanhauá, no Centro Histórico da Capital, neste domingo …