SMS promove ação para incentivar o uso racional de medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai promover, nesta segunda-feira (6), uma ação para incentivar o uso racional de medicamentos. O evento é uma parceria com Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF–PB), Sindicato dos Farmacêuticos da Paraíba (SIFEP) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As atividades serão abertas ao público e acontecerão das 9h às 16h, no Parque da Lagoa.

Durante a ação, farmacêuticos, estudantes do curso de farmácia e residentes multiprofissionais estarão à disposição da população com dinâmicas para esclarecer mitos e verdades sobre o uso de medicamentos e tirando dúvidas sobre as farmácias polo da Rede Municipal de Saúde. Além disso, serão ofertados serviços como verificação de pressão arterial e glicemia e orientação farmacêutica.

A gerente de Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da SMS, Luciane Costa, explica que o uso racional significa utilizar os medicamentos certos na dose certa e individualizada às necessidades de cada pessoa. “O uso inadequado pode acarretar vários danos à saúde. Por exemplo, antibióticos com doses erradas podem levar a resistência bacteriana ou o uso de muitos medicamentos que interagem entre si, podem agravar o quadro do paciente. Então é muito importante procurar a orientação de um farmacêutico”, afirmou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o uso racional implica na oferta de tratamentos, insumos e tecnologias com base nas melhores práticas terapêuticas e assistenciais, amparadas em evidências científicas seguras, estudos clínicos com resultados confiáveis e que, principalmente, tenham sido avaliados pelas instâncias regulatórias e de fiscalização no País, no caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Dia Nacional – O dia 5 de maio é conhecido como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar sobre as preocupações do Ministério da Saúde em relação ao uso indiscriminado de medicamentos e automedicação, que geram o risco de intoxicação, além destacar sobre a maneira correta de tomar remédios.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/sms-promove-acao-para-incentivar-o-uso-racional-de-medicamentos/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …