Luciano Cartaxo entrega ampliação do Centro de Referência e Inclusão e avança com políticas públicas para pessoas com deficiência

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, apresentou, na manhã desta segunda-feira (6), uma série de serviços e ações em benefício das pessoas com deficiência na Capital. Além de entregar o novo anexo do Centro de Referência Municipal de Inclusão à Pessoa com Deficiência (CRMIPD), no bairro Pedro Gondim e um ônibus adaptado para os usuários do Centro Dia, o prefeito lançou um edital para que a Capital paraibana ganhe os 43 primeiros táxis adaptados para receber cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiência. O Censo do Autista também teve mais um avanço com o anúncio do grupo de trabalho responsável pela sua realização e o edital de convocação para entidades participarem do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência também foi lançado.

“Estamos tendo a oportunidade de ampliar o Centro de Referência e Inclusão para ter a capacidade de atender a mais pessoas com nossos serviços e melhorar a assistência que oferecemos a elas com mais qualidade e conforto.  Além disso, o Centro Dia está ganhando um ônibus adaptado que vai permitir que mais pessoas tenham acesso aos atendimentos. Nossa gestão também está dando um passo a mais com o Censo do Autismo e com os primeiros táxis adaptados da Capital”, disse Luciano Cartaxo.

O CRMIPD contava com apenas 60 vagas em 2013 quando o prefeito Luciano Cartaxo assumiu a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Mas, com foco em implementar políticas públicas que abarcassem todas as pessoas da Capital e que permitissem a inclusão social das pessoas com deficiência, aproximadamente 500 pessoas já estavam sendo atendidas no Centro, que funciona na Rua Coronel Otto Feio da Silveira, no Pedro Gondim. Agora, com um novo anexo, a casa passa a atender a 600 pessoas, com novos serviços como uma sala de musicalização, de arteterapia e de educação física adaptada.

Durante a solenidade, também foi entregue um novo ônibus adaptado para servir aos usuários do Centro Dia. “Detectamos que havia muitas pessoas que não tinha condições financeiras de se deslocar para o Centro dia para receber os atendimentos e, por isso, estamos entregando este ônibus para buscar as pessoas em casa para serem atendidas e também para ampliar o acesso aos serviços da estrutura da Prefeitura como os parques e praças”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Diego Tavares.

O Centro servirá também como sede para os trabalhos do Censo do Autista, anunciado pelo prefeito no mês de abril. Através deste trabalho pioneiro em todo o país, o levantamento de todas as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão reconhecidas pela Prefeitura, o que permitirá um diagnóstico do cenário local e a elaboração de novas políticas públicas que ofereçam mais cuidado e atenção a estas pessoas além de mais desenvolvimento e qualidade de vida.

O trabalho realizado pela gestão acontece através da intersetorialidade e envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Educação (Sedec) e de Saúde (SMS), além da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), responsável pelo edital para que João Pessoa ganhe os primeiros veículos adaptados oferecendo este serviço de transporte de pessoas.

A promotora do Cidadão e da Pessoa Idosa, Sônia Maria de Paula, parabenizou o trabalho que vem sendo executado na cidade. “Ficamos muito felizes com a parceria que temos com esta gestão porque vemos as coisas acontecendo. Estou impressionada com o trabalho da Prefeitura porque isso aqui é exatamente o que as promotorias desejam, que é ver que o poder público cuida das pessoas  mais necessitadas. Vejo aqui muitos profissionais qualificados e é muito gratificante ver a relevância deste trabalho”, declarou.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/luciano-cartaxo-entrega-ampliacao-do-centro-de-referencia-e-inclusao-e-avanca-com-politicas-publicas-para-pessoas-com-deficiencia/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …