Parecer da comissão externa de Brumadinho será votado na terça – Notícias

Reprodução/TV Câmara

Rompimento de barragem de rejeitos da mineradora Vale gerou destruição no município de Brumadinho

A comissão externa da Câmara dos Deputados que investigou a tragédia socioambiental do rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG), em janeiro deste ano, reúne-se nesta terça-feira (7) para votar o parecer do relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

“Agora começa o lobby das empresas. Não vamos negar que as empresas mineradoras vão agir tentando inibir que esses projetos sejam aprovados”, disse Delgado, que também é presidente da comissão parlamentar de inquérito instalada na Casa para investigar as causas do rompimento e identificar os responsáveis pela tragédia.

A comissão externa apresentou várias propostas para fortalecer a legislação ambiental e de mineração e punir os responsáveis por crimes como o ocorrido, além de socorrer os atingidos por catástrofes. Júlio Delgado quer, agora, que esses projetos tramitem em regime de urgência.

Relembre
No dia 25 de janeiro, uma barragem de mineração da Vale em Brumadinho (MG) se rompeu deixando até agora 203 mortos e 105 desaparecidos.

A lama de rejeitos de minério de ferro atingiu parte do centro administrativo da empresa, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.

Depois disso, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa e uma CPI para acompanhar o caso e vários parlamentares apresentaram projetos de lei propondo alterações na política de segurança de barragens.

A votação do parecer da comissão externa está prevista para as 14 horas. O local ainda não foi definido.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Comissão sobre Mudanças Climáticas apresenta relatório de atividades na terça — Senado Notícias

A Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) apresenta nessa terça-feira (17), às 14h, seu relatório …