Encerradas as inscrições para o Seminário Internacional Fake News e Eleições — Tribunal Superior Eleitoral

As inscrições para o Seminário Internacional Fake News e Eleições se encerraram nesta segunda-feira (6). Devido à grande procura, a capacidade máxima de ocupação dos três auditórios disponibilizados para o evento foi esgotada, e o fim do prazo para inscrições, previsto inicialmente para 15 de maio, foi antecipado. Ao todo, foram efetivadas 504 inscrições.

O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de maio no Auditório I do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e será veiculado concomitantemente nos telões instalados nos Auditórios II e III. As palestras em língua estrangeira serão transmitidas com tradução simultânea pelo canal do TSE YouTube. Também será possível acompanhar os debates por meio da página oficial do TSE no Twitter.

Cobertura pela imprensa

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Seminário Internacional Fake News e Eleições têm até o dia 10 de maio para se credenciar. O credenciamento é direcionado a profissionais vinculados a veículos de imprensa registrados no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e deve ser feito mediante preenchimento de um formulário on-line.

Assim como para o público em geral, a capacidade do espaço destinado à imprensa impõe uma limitação de vagas. Dessa forma, será destinado um número determinado de credenciais a cada veículo, conforme a sua natureza: duas para a mídia impressa ou digital; duas para emissoras de rádio; e três para emissoras de televisão.

Especialistas e autoridades

O Seminário Internacional Fake News e Eleições é uma iniciativa do TSE com o apoio da União Europeia. O evento contará com a participação de diversos especialistas e de autoridades brasileiras e internacionais, que debaterão, durante dois dias, a circulação de notícias falsas no processo eleitoral.

O objetivo do Seminário é promover o debate sobre as implicações da disseminação de fake news durante as campanhas eleitorais e entre os cidadãos em geral. Serão discutidas formas de impedir ou minimizar a divulgação de notícias falsas ou caluniosas nas Eleições Municipais de 2020, levando em conta a experiência adquirida durante o último pleito, em 2018.

A abertura do seminário ocorrerá na quinta-feira (16). Todos os painéis acontecerão na sexta-feira (17), a partir das 9h. Cada palestrante terá 15 minutos para expor suas ideias e compartilhar informações, experiências e conhecimentos.

As informações sobre a programação e os participantes do Seminário estão disponíveis no hotsite criado para a divulgação do evento.

RG/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Maio/encerradas-as-inscricoes-para-o-seminario-internacional-fake-news-e-eleicoes.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TRE-CE promove audiências e atendimento ao eleitorado do Cariri — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na última semana, diversas programações na região …