Anvisa libera agrotóxico que poderia ser cancerígeno – Notícias

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Audiência pública para discutir os resultados da reavaliação da Anvisa sobre o glifosato

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso do glifosato, agrotóxico conhecido como “mata-mato”. Após uma reavaliação, a agência concluiu que o herbicida não é cancerígeno.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discutiu o assunto nesta terça-feira (7). O glifosato é o herbicida mais usado no mundo, mas sua utilização foi questionada após a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, que integra a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter concluído que o Glifosato é “provavelmente cancerígeno” para os seres humanos.

Diante da liberação da substância no Brasil, o deputado Nilto Tatto (PT/SP), que sugeriu a reunião, criticou a Anvisa por não ter avaliado o glifosato da maneira como ele é aplicado na agricultura. “Quando você analisa isoladamente os componentes do glifosato, você pode ter um tipo de avaliação. Só que quando você o utiliza na agricultura, você usa a substância numa composição, e é esta composição que causa câncer”.

O coordenador do Centro de Gerenciamento de Informações sobre Emergências em Vigilância Sanitária da Anvisa, Daniel Coradi, afirma que o Brasil é um país conservador com relação à proibição do uso de agrotóxicos. Ele informou que a agência já reavaliou 15 ingredientes ativos, dos quais 12 foram proibidos e 2 tiveram alterações nas restrições de uso. Ele admitiu, entretanto, que a Anvisa não considerou o Glifosato misturado com outras substâncias na pesquisa.

“De fato essa reavaliação que a gente faz, ela não considera esse tipo de exposição ainda, mas não é só a Anvisa, todas as agências ainda estão caminhando no sentido de entender como é que esses agrotóxicos quando utilizados conjuntamente podem causar algum dano.”

A mudança recente na política de liberação de agrotóxicos também preocupa os deputados. Até abril deste ano, o governo já havia liberado o uso de mais de 150 agrotóxicos no Brasil. A lógica seria a de que se países da União Europeia liberarem um novo agrotóxico, o Brasil faria uma liberação provisória para acompanhar a tecnologia usada na agricultura da Europa.

Nilto Tatto sugeriu que a mesma lógica deve valer para produtos banidos em países desenvolvidos e que foram liberados no Brasil, apesar da alta toxidade.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …