Câmara aprova MP que transfere Junta Comercial do DF para o governo distrital – Notícias

Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Plenário aprovou texto que prevê a transferência automática da Junta Comercial em 31 de dezembro de 2019

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) a Medida Provisória 861/18, que transfere para o Distrito Federal a administração da Junta Comercial do DF, a única do País até então federalizada – as demais são subordinadas aos governos estaduais. A matéria será enviada ao Senado.

O texto aprovado é o projeto de lei de conversão do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que prevê a transferência automática no dia 31 de dezembro de 2019. A data inicial prevista na MP era 1º de março de 2019.

O fim da gestão federalizada da Junta Comercial era uma reivindicação do setor empresarial do DF. A alegação do governo anterior é que a vinculação ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, incorporado ao Ministério da Economia, dificulta os processos de registros de empresa.

De acordo com a MP, os servidores públicos federais que integram o quadro da Junta Comercial poderão ser cedidos ao governo do DF, sem custos, até 31 de dezembro de 2019. A partir de 2020, o governo terá que assumir a folha de pagamento.

A medida provisória confere aos cedidos todas as vantagens a que tenham direito na junta ou no órgão de origem. Já os ocupantes de cargos de livre provimento serão dispensados ou exonerados até a data da transferência.

Departamento
A MP 861 também altera a denominação do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), que passa a se chamar Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração.

O departamento supervisiona o trabalho das juntas comerciais brasileiras e define normais gerais para a atividade de registro de empresas.

Entretanto, o texto aprovado na comissão mista exclui nova atribuição dada ao departamento, de desenvolver, implementar, manter e operar sistemas de integração do registro e da legalização de empresas, como a Central Nacional de Registros.

Para o relator, como existem esforços para simplificação e integração dos processos de registro e de legalização quanto à abertura e ao fechamento de empresas, seria desnecessária a criação da Central Nacional de Registros.

Saiba mais sobre a tramitação de MPs

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TV Senado apresenta documentário inédito com Marco Maciel — Senado Notícias

Em entrevista inédita, o ex-presidente da República e ex-senador Marco Maciel revelou fatos interessantes da …