Idosas e crianças interagem em apresentação pelo Dia das Mães – Prefeitura de Curitiba/PR

Nesta terça-feira (7/5), um grupo de 31 idosas de famílias atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Parolin teve a oportunidade de assistir à apresentação da oficina de música das crianças do Projeto Vida Melhor (Provim). A atividade foi uma comemoração antecipada do Dia das Mães com a interação entre crianças e idosos, proporcionando troca de experiências e valorização do respeito, da solidariedade e dos vínculos familiares.

Em coral, as crianças – que pela primeira vez se apresentaram fora do Provim – cantaram e tocaram músicas de compositores brasileiros, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque. Os ensaios aconteceram durantes três meses e foram liderados pelo educador Raony Sousa Lima, que dá aulas de flauta doce e xilofone duas vezes por semana na instituição. 

“Eu acho a ideia da atividade muito interessante. Os idosos que estão aqui conhecem a comunidade próxima melhor do que ninguém e tiveram a oportunidade de interagir com os mais novos com a música. É uma troca de experiências muito legal”, afirmou Raony Lima.

Aluna do educador e uma das 23 crianças que se apresentaram, Jhully dos Santos Bernardes, de 9 anos, conta que no começo a turma teve dificuldades em se acostumar com os instrumentos e o ritmo, mas depois a música já fluía automaticamente. “Ao longo do tempo a gente foi descobrindo que é divertido tocar”, conta ela.

Ao ser questionada sobre a importância do Dia das Mães, a cantora mirim não poupou palavras positivas ao declarar que, para ela, “esse dia representa o carinho e o respeito, porque a gente tem um amor muito grande por elas e significa muito poder comemorar”.

Interação intergeracional

Para a educadora social Juliane Alves, que faz o acompanhamento e monitoramento do serviço de convivência, o objetivo principal é resgatar valores e evitar o isolamento dos mais jovens em relação aos mais velhos. “Hoje em dia os idosos ficam muito sozinhos, perdem a interação com as crianças para aparelhos digitais e outras tecnologias”, explicou.

O conceito da atividade surgiu inicialmente em uma apresentação feita na Páscoa. Para unir o útil ao agradável, os educadores surgiram com a ideia de promover uma atividade intergeracional para celebrar o Dia das Mães de maneira diferenciada.

Uma das idosas atendidas pelo Cras Parolin, Julia Maria Rodrigues, de 88 anos, ressaltou a importância da interação entre as gerações para o futuro da comunidade. “Foi muito lindo. Com essas músicas, a gente se recorda dos velhos tempos. Essa nova geração que está se formando aqui vai ser muito melhor do que nós fomos”, afirmou dona Julia, que estava acompanhada do neto Weslen Renan, de 14 anos.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/idosas-e-criancas-interagem-em-apresentacao-pelo-dia-das-maes/50261.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …