Câmara dos Deputados é escolhida como Hub de Inovação – Notícias

A Câmara dos Deputados, por meio da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec), foi declarada Hub de Inovação do Centro de Inovação da União Interparlamentar (UIP), uma associação, com sede na Suíça, de 168 casas legislativas.

Essa nomeação ocorreu após várias fases de apreciação de propostas que se iniciaram em 2017, em Genebra, onde áreas de tecnologia da informação (TI) de parlamentos discutiram a inovação no Legislativo. Logo depois, em 2018, o Centro de Inovação para Parlamentos foi criado com dois hubs: um da Câmara dos Deputados, especializado em Dados Abertos e Inteligência Artificial, e outro do Parlamento Europeu, para modelos de Governança de TIC.

Em uma iniciativa de Parlamento Aberto, a Ditec está coordenando o projeto Open Data Cloud, com o objetivo de disponibilizar dados legislativos, proposições e leis de parlamentos centralizados em um único idioma. Essa ação permite que consultores legislativos, assessores e parlamentares, conheçam, em poucos cliques, leis e proposições de diferentes países, que possam ser usadas como base para a elaboração de novas leis.

Assim, a iniciativa não apenas agilizará o processo de produção de leis, mas também enriquecerá as discussões já que os pesquisadores terão maior oportunidade para realizar estudos comparados, contribuindo para a melhoria da democracia em todo o mundo.

Entre os dias 27 e 31 de maio, na Câmara dos Deputados, especialistas de diversos parlamentos se reunirão para debater detalhes técnicos do projeto.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …