Curitiba ganha novo espaço para acolhimento de pessoas em situação de rua – Prefeitura de Curitiba/PR

Pessoas em situação de rua que passaram por reabilitação e tratamento de dependência química terão um novo espaço de atendimento em Curitiba. A unidade terá capacidade para atender até 12 pessoas e funcionará como projeto-piloto desenvolvido pela Associação Batista de Ação Social de Curitiba (Abasc) e a Fundação de Ação Social (FAS), que cedeu o imóvel, localizado no bairro Portão.

O espaço funcionará como uma moradia assistida para homens de 18 a 59 anos. No local, cada pessoa poderá ficar por até 12 meses, período em que poderá conseguir um emprego, retornar para a família, quando possível, e conquistar a autonomia. A profissionalização será incentivada para a reinserção social.

O funcionamento da casa, inclusive alimentação e supervisão, será mantido pela Abasc, por meio do programa Cristolândia. Já os moradores serão responsáveis pela manutenção do espaço, com limpeza e pagamento das contas de água e luz.

“Inauguramos essa casa e a chave dela é o coração dos curitibanos. Com ela, abrimos as portas de Curitiba para um lindo trabalho de acolhimento”, disse o prefeito Rafael Greca na inauguração. Segundo Greca, rua não é moradia e toda pessoa tem direito a um lar, onde se pode encontrar a felicidade.  

O presidente da Abasc, pastor Paschoal Piragini, agradeceu o apoio do município na implantação do projeto. “O que vemos aqui é algo inovador, um case que poderá ser replicado em todo o país. Temos uma parceria público-privada, mas com o movimento religioso, com o propósito de resolver uma questão que ninguém consegue solucionar sozinho, que é o problema da drogadição que leva à situação de rua”, disse.

Projeto

A abertura da casa corresponde à quarta fase do programa Cristolândia em Curitiba, que começou em março de 2018. O trabalho busca a prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos.

As primeiras etapas do programa são voltadas para a abordagem social e o acolhimento de pessoas em situação de rua. A terceira fase é a de reabilitação, que é realizada em uma chácara, em Mandirituba, na Região Metropolitana.   

Desde seu lançamento na capital, o Cristolândia registrou 11.184 atendimentos nas ruas e acolhimento e reabilitação de 30 pessoas. Destas, dez passaram para a última etapa da ação.

O Cristolândia começou em São Paulo, em 2009, e hoje está também no Rio de Janeiro, Espírito Santo, em Minas Gerais, no Distrito Federal, em Pernambuco e na Bahia.

A FAS mantém parcerias com a Abasc desde 2011, principalmente para atendimento a pessoas em situação de rua.

Presenças

Participaram do evento o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o presidente da FAS, Thiago Ferro, o presidente da Cohab, José Lupion Neto, o secretário municipal do Abastecimento, Luiz Gusi, os administradores regionais Gerson Gunha (Portão) e Reinaldo Boaron (Pinheirinho), o presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep), bispo Cirino Ferro, a bispa Amanda Kaminski Ferro, a superintendente de Gestão da FAS, Veranice Hayashida, a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal, pastores e o Coral Cristolândia.

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-ganha-novo-espaco-para-acolhimento-de-pessoas-em-situacao-de-rua/50316.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …