OSMJP faz o III Concerto Oficial da temporada no Centro Cultural Ariano Suassuna

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) – Estação Cabo Branco – foto RafaelPassos

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) se apresenta neste sábado (11), às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, no III Concerto Oficial da Temporada. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna. A entrada é gratuita.

Regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, a Orquestra Sinfônica Municipal vai executar obras de vários compositores, como Alexandre Guerra (1971), compositor residente convidado para esta temporada, Ennio Morricone (1928),Thomas Bergersen (1980) e L. V. Beethoven (1770-1827). O violoncelista Jorge Rossi, integrante da OSMJP, será o solista da noite.

O programa da noite será aberto com “Estações Brasileiras”, de Alexandre Guerra, obra que, com uma atmosfera nostálgica e introspectiva transita com liberdade e sensibilidade entre os universos erudito e popular, proporciona uma viagem musical.Convivem a escrita orquestral e um certo clima de bossa nova, tal qual as obras sinfônicas do mestre Tom Jobim – na qual, aliás, a música de Alexandre se inspira e da qual é devedora.

Depois a OSMJP faz uma viagem ao universo do cinema, executando temas de filmes famosos adaptados para violoncelo, com a participação especial do violoncelista Jorge Rossi,solista da noite e autor dos arranjos.São obras de Ennio Morricone (“Cinema Paradiso”), Lady Gaga (“Shallow”), Luiz Bacalov (“The Postman”), dentre outras músicas do repertório popular, erudito.

Para encerrar a programação, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa executa a “Sinfonia n 5 em Do menor, op. 67”, de Beethoven, a sinfonia mais conhecida e popular do repertório erudito. A quinta sinfonia foi executada pela primeira vez no dia 22 de dezembro de 1808, no Theater an der Wien, por músicos arregimentados para o concerto sob a regência do próprio Beethoven.

Durante a execução da quinta sinfonia, haverá a projeção de um vídeo de Jonathas Beck, baseado na natureza e no trabalho do artista brasileiro Rafael Mifano, que utiliza uma motosserra para fazer esculturas em troncos de árvores tombadas, ou seja, árvores que caem naturalmente. O escultor recolhe a madeira para criar suas obras. Ele viaja com o seu trabalho pelos mais belos parques naturais do mundo.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

Os convidados

Jorge Daniel Rossi –Nascido em Buenos Aires, Jorge começou os estudos em violoncelo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Aos 11 anos, fez seu primeiro concerto como solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Estudou nos Conservatórios de Música de Parma e Milão, diplomando-se no Liceu Musical G. Verdi de Milão. Premiado como solista no concurso Cidade de Vitório Veneto, tocou como solista no Brasil, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha e Argentina. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Matera Itália. Atualmente é primeiro violoncelo da OSMJP.

Alexandre Guerra – Compositor, membro da WSA (World Soundtrack Academy), formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade Berklee College of Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter – nome importante da vida musical brasileira durante o século XX. Suas composições vêm sendo executadas por importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil. Lançou mais de dez discos e em 2018 foi comissionado para compor a peça que celebra os 30 anos da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Serviço

III Concerto Oficial da Temporada 2019

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)

Data: Sábado (11)

Hora: 18h

Classificação: Livre

Evento gratuito

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/osmjp-faz-o-iii-concerto-oficial-da-temporada-no-centro-cultural-ariano-suassuna/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Saiba como patrocinar e apoiar o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 – Prefeitura de Curitiba/PR

A Prefeitura abriu nesta semana o chamamento público para a seleção de propostas dos interessados …