Deputados discutem medidas para frear aumento de suicídio de adolescentes – Notícias

Em audiência pública na Câmara sobre o aumento no número de suicídios entre crianças e adolescentes, o coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF Brasil, Mario Volpi, destacou o papel de pais e responsáveis no monitoramento do conteúdo que esse público consome na internet. Além disso, segundo ele, é importante haver espaço para que os jovens possam conversar com os pais sobre o que os incomoda.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Número de casos subiu 10% entre 2003 e 2013

“Nós temos que criar espaços de escuta. Os jovens precisam ter com quem conversar sobre isso. Quem vão ser essas pessoas? Serão suas famílias, será a escola, será a igreja, serão os espaços comunitários”, apontou.

O número de casos de crianças e adolescentes de 9 a 19 anos que cometem suicídio no Brasil cresceu 10% de 2003 a 2013. E o suicídio é a 4° maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com o Mapa da Violência, que usa dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

A audiência pública foi promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família para discutir medidas efetivas para a prevenção da automutilação e do suicídio nessa faixa etária.

O deputado Rodrigo Coelho (PSB/SC), que propôs a reunião, ressaltou que a sociedade e a imprensa não abordam o assunto para não estimular casos em potencial.

“Mas penso eu que devemos quebrar esse tabu, a fim de mudar uma triste realidade, que acontece dentro de nossas casas, de nossas escolas e da sociedade como um todo, e que atinge todas as idades e classes sociais”.

A maior frequência de suicídios não se dá entre crianças e adolescentes; entretanto, para Cinthia de Araújo, assessora que lida com o assunto no Ministério da Saúde, o problema está no aumento recente.

“O que nos preocupa é a tendência recente de um aumento significativo, o que também não é uma exclusividade dessa faixa, mas ela tem um impacto social importante. Ela reflete que os nossos jovens estão sofrendo e que a gente precisa de intervenções mais focalizadas”.

Em abril deste ano, proposta da Câmara instituiu uma Política Nacional de Prevenção à Automutilação e ao Suicídio (13.819/19), que pretende reunir ações políticas públicas sobre o tema. Agora, deputados de diversos partidos estão colhendo assinaturas para criar a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e à Automutilação.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …