Projeto garante descanso e limite máximo de horas trabalhadas para bombeiros – Notícias

Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Guilherme Derrite, autor: a ideia é recompensar esses profissionais pelo trabalho insalubre e perigoso que executam

O Projeto de Lei 1137/19 assegura aos bombeiros militares pelo menos três horas de descanso para cada uma hora trabalhada dentro do regime ordinário de trabalho. O texto também prevê um limite máximo de 24 horas de trabalho operacional ininterrupto.

A proposta, do deputado Guilherme Derrite (PP-SP), tramita na Câmara dos Deputados.

O texto inclui um parágrafo na Lei de Reorganização da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (Decreto-Lei 667/69). A ideia é recompensar esses profissionais pelo trabalho “insalubre e perigoso” que executam.

“Em sua atividade profissional, bombeiros militares são expostos às mais diversas formas de agentes nocivos, especialmente fumaça, ruídos, vibrações, calor excessivo, frio, umidade, eletricidade, pressões anormais e até radiações”, lista Guilherme Derrite. “É necessário assegurar a eles tempo de recuperação e de descanso para que os efeitos sejam mitigados em seu organismo”, esclareceu.

Ele ressalta que o projeto não fixa horário de trabalho, mas apenas estipula uma carga horária máxima e um período de descanso a ser observado pelos estados e pelo Distrito Federal, cabendo a estes disciplinar o tema conforme as suas especificidades.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …