Kajuru questiona motivos para corte orçamentário na educação superior — Senado Notícias

Enquanto Alemanha anuncia 160 bilhões de euros em verbas para universidades e pesquisas cientificas, Brasil reduz o orçamento do ensino superior e técnico em 30%. Com essa comparação, o senador Jorge Kajuru (PSB- GO) criticou, nesta terça-feira (14), em Plenário, a medida anunciada pelo governo federal.

O parlamentar comparou a diferença de prioridades entre os países. Segundo ele, na Alemanha, o governo planeja os investimentos na área da educação para a próxima década. Já no Brasil, os cortes que influenciam diretamente na vida de milhares de alunos e professores são feitos por um ministro, sem nenhum critério aparente.

— Não estou concluindo que o Estado não deva planejar melhor o uso dos recursos públicos. Pelo contrário, a gestão pública tem o dever de empregar bem e planejadamente os recursos públicos, principalmente na educação. Mas, numa sociedade democrática, como a nossa, o Poder Público tem o dever de, numa situação como essa, em que se anuncia um corte orçamentário, vir a público e detalhar, centavo por centavo, por que está agindo desta maneira — afirmou Kajuru.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/05/14/kajuru-questiona-motivos-para-corte-orcamentario-na-educacao-superior.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Seguridade debaterá criação de semana de prevenção ao câncer de pele – Notícias

11/07/2019 – 10h46 Seguridade debaterá criação de semana de prevenção ao câncer de pele A …