Presidente do TSE saúda Tarcisio Vieira por recondução ao cargo de ministro do Tribunal — Tribunal Superior Eleitoral

No início da sessão de julgamento desta terça-feira (14), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, saudou o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto pela recondução para um novo biênio como integrante efetivo da Corte na classe dos juristas.

Rosa Weber ressaltou que a investidura do ministro no cargo honra a Justiça Eleitoral por toda efetiva contribuição que o magistrado “empresta ao trabalho de construção da jurisprudência eleitoral e de organização das eleições”.

A presidente do TSE ressaltou que Tarcisio Vieira é um ministro comprometido na construção e no fortalecimento da instituição. “Expresso a nossa satisfação, mais uma vez, em vê-lo reconduzido. Vossa Excelência tem prestado e continuará prestando um valiosíssimo serviço à Justiça Eleitoral e à sociedade brasileira. Nossas felicitações e votos de um profícuo período de trabalho aqui conosco”, pontuou.

Perfil

O jurista tomou posse no TSE como ministro substituto no dia 25 de fevereiro de 2014, tendo sido nomeado ministro efetivo em 9 maio de 2017. Com sua recondução, publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) do dia 10 de maio deste ano, o magistrado exercerá o cargo até 2021.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Tarcisio Vieira de Carvalho Neto possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Direito do Estado também pela Universidade de São Paulo (2015).

O jurista é subprocurador-geral do Distrito Federal (Procuradoria-Geral do Distrito Federal) e professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE de 2017 a 2018.

Alexandre de Moraes

Na mesma sessão, a presidente também registrou a recondução do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes ao segundo biênio como membro substituto do TSE, que ocorreu no dia 26 de abril de 2019. O magistrado está na Corte Eleitoral desde abril de 2017, quando tomou posse no cargo.

Alexandre de Moraes é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), possui doutorado em Direito do Estado (2000) e livre-docência em Direito Constitucional (2001) também pela USP. Alexandre de Moraes é ainda professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da USP.

Já ocupou cargos de ministro da Justiça e Segurança Pública no Governo Federal, e de secretário estadual de Segurança Pública e secretário municipal de Transportes no governo de São Paulo. Atuou como advogado, consultor jurídico e promotor de Justiça paulista, além de ter sido membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2005 a 2007.

RC/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Maio/presidente-do-tse-sauda-tarcisio-vieira-por-reconducao-ao-cargo-de-ministro-do-tribunal-1.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Começa em agosto implantação do PJe na 1ª instância da Justiça Eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

Até o fim deste ano, a Justiça Eleitoral implementará o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em …