Sexta-feira é dia de combate à hipertensão no Tatuquara – Prefeitura de Curitiba/PR

Caminhada, aula de dança, vacinação contra febre amarela fazem parte da programação do Dia Mundial da Hipertensão e do Dia da Luta Antimanicomial, que acontece nesta sexta-feira (17/5), na Rua da Cidadania do Tatuquara.

A programação é voltada para a comunidade e pacientes dos CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. De acordo com a coordenadora do Distrito Sanitário do Tatuquara, Luciana Kusman, as atividades integram o programa Escute o Seu Coração, da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, que estimula estilos de vidas saudáveis e a promoção da saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhoria de protocolos na atenção básica e especializada e da assistência na urgência e emergência.

“Hoje temos cadastrados nas unidades de saúde do Tatuquara 7.680 pessoas com hipertensão. Por isso que além das atividades físicas, os participantes poderão aferir a pressão arterial e também receber orientação sobre alimentação e bioimpedância, o exame que avalia a composição corporal de uma pessoa por meio da passagem de uma corrente elétrica imperceptível pelo corpo”, explicou Luciana.

A saúde mental é outro ponto importante neste evento de sexta-feira, já que a data marca o Dia da Luta Antimanicomial, que se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental.

“A ideia é combater o isolamento de pessoas com sofrimento mental em nome de eventuais tratamentos. A Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, setenciou.

 


 

Dia Mundial da Hipertensão e Dia da Luta Antimanicomial

Local: Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n°, Tatuquara)

Data: sexta-feira (17/5), das 13h às 17h

Programação

13h às 17h – Veste Curitiba: bazar para grupos de convivência do Núcleo Regional FAS Tatuquara.

13h15 às 14h – Caminhada Dia Mundial da Hipertensão: Saída do Clube da Gente Tatuquara e Unidade de Saúde Rio Bonito até a Rua da Cidadania Tatuquara.

14h às 14h30 – aulão de alongamento

14h às 16h – Oficina NASF – orientações sobre alimentação saudável e Bioimpedância

14h às 16h – aferição de pressão arterial

14h às 16h – vacinação contra febre amarela

14h30 às 15h20 – apresentação da Banda Lyra Curitibana

15h20 às 16h – aulão de dança

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/sexta-feira-e-dia-de-combate-a-hipertensao-no-tatuquara/50364.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …