TSE é finalista do 17º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em duas categorias — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está entre os finalistas da 17ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, nas categorias Programa de TV, com o programa Conexão Eleitoral, e Mídia Digital, com o Assistente Virtual (chatbot) do Tribunal. A entrega da premiação aos vencedores será no dia 31 de maio, em São Paulo (SP), durante o encerramento do XV Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2019).

Editado em formato de revista eletrônica, o Conexão Eleitoral é voltado para a prestação de serviços e traz as principais decisões e ações do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), em linguagem simples, clara e dinâmica, para facilitar a compreensão do conteúdo jurídico por parte dos cidadãos.

O programa também esclarece dúvidas dos eleitores, contando com o auxílio de ministros, ex-ministros, advogados e especialistas em Direito Eleitoral para complementar as matérias produzidas pela equipe de reportagem.

Lançado em junho de 2018, o programa Conexão Eleitoral é transmitido pela TV Justiça, NBR, TV Cultura e outras dezenas de emissoras de televisão parceiras do TSE. O programa também pode ser acessado na página do TSE no YouTube.

Chatbot

O Assistente Virtual do TSE é um serviço do tipo chatbot – robô que conversa com o usuário em linguagem natural, tendo como objetivo levar informação e serviços para o cidadão brasileiro. Desde que foi implantado em suas diferentes plataformas, o serviço já atendeu cerca de 70 mil usuários únicos, em 300 mil atendimentos que resultaram na troca de mais de 501 mil mensagens.

Não é de hoje que o TSE vem investindo no uso de ferramentas digitais para melhorar a prestação dos seus serviços. A adoção de um serviço de conversação em tom informal e direto, aplicando a inteligência artificial, é mais um passo no caminho da inovação.

Outras edições

O TSE já foi vencedor do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça três vezes: em 2009, na categoria Campanha de Comunicação, pela campanha “Vota Brasil 2008”; e em 2010 e 2013, na categoria Programa de TV Nacional, pelo programa Brasil Eleitor.

O Tribunal ainda foi finalista em diversas categorias do Prêmio: Mídia Digital (2017); Mídia Radiofônica, Inovação e Relacionamento com a Mídia (2015); Campanha de Comunicação Publicitária (2013); Campanha de Comunicação Publicitária, Programa de TV e Vídeo Institucional (2012).

O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização não governamental sem fins lucrativos, voltada à promoção de debates e ações para aproximar as instituições públicas do cidadão.

A premiação visa a contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços das assessorias de comunicação, a partir do destaque de experiências bem-sucedidas na área, reconhecendo e valorizando as práticas destinadas ao desenvolvimento da cidadania, à democratização das informações institucionais e à inclusão social, além de difundir pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos com foco na comunicação pública.

O Conbrascom é direcionado aos assessores de Comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas, Ordem dos Advogados e instituições afins, além de ministros, juízes, procuradores e promotores de Justiça, bem como jornalistas e estudantes universitários.

Conheça os finalistas da 17ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

MC/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Maio/tse-e-finalista-do-17o-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Começa em agosto implantação do PJe na 1ª instância da Justiça Eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

Até o fim deste ano, a Justiça Eleitoral implementará o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em …