Glossário traz resumos do teor das Leis das Eleições e de Inelegibilidades — Tribunal Superior Eleitoral

Disponível na homepage do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral Brasileiro traz um resumo dos conteúdos de duas leis que definem pré-requisitos para aqueles que postulam se candidatar, a fim de garantir o bom andamento do processo eleitoral. São elas: a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e a Lei Complementar (LC) n° 64/1990 (Lei de Inelegibilidades).

O Glossário Eleitoral informa que a Lei das Eleições, de 30 de setembro de 1997, estabelece a data dos pleitos, os cargos que estarão em disputa e os critérios para o reconhecimento do candidato eleito em eleições majoritárias. A norma traz, ainda, regras sobre coligações partidárias, período para as convenções partidárias de escolha de candidatos e prazos para o registro de candidaturas, entre outros temas.

Já a Lei de Inelegibilidades, de 18 de maio de 1990, estipula, de acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidades e prazos de cessação desse impedimento. O objetivo da lei é proteger a normalidade e a legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico e do abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração pública direta e indireta.

O Glossário

O Glossário Eleitoral Brasileiro é uma ferramenta que explica o significado de mais de 300 termos utilizados pela Justiça Eleitoral. É mais um serviço que o TSE criou para divulgar para a população conceitos e definições da literatura jurídico-eleitoral, referências doutrinárias e dados históricos sobre os sistemas e processos eleitorais brasileiros.

As expressões do Glossário estão divididas por ordem alfabética e podem ser consultadas mediante simples clique do usuário na letra desejada.

Outro objetivo do serviço é difundir informações sobre a Justiça Eleitoral para conscientizar eleitores e futuros eleitores sobre a importância do voto e acerca do valor de sua participação, como cidadãos, na vida política do país.

Acesse o Glossário Eleitoral Brasileiro. Assista também, no YouTube da Justiça Eleitoral, os vídeos produzidos pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do TSE com verbetes do Glossário.

EM/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Maio/glossario-traz-resumos-do-teor-das-leis-das-eleicoes-e-de-inelegibilidades.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE arquiva ação contra Fernando Haddad por suposto abuso de poder político — Tribunal Superior Eleitoral

O programa Decisões do Plenário desta semana destaca que o Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral …