HMSI comemora Semana de Enfermagem com atividades sobre segurança do paciente

D R T . R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) vai promover a II Mostra de Ações Integradas em Prol da Segurança do Paciente e a XVIII Semana de Enfermagem. As duas atividades acontecerão de forma integrada na quinta-feira (16) e sexta-feira (17) para os profissionais da unidade hospitalar. A programação conta com mesa redonda, palestras, apresentações de trabalhos científicos e atrações culturais.

De acordo com a diretora-geral do HMSI, Maria Dorinha Macedo, o tema ‘Um olhar para a segurança do paciente’ é relevante para os profissionais de assistência em saúde e possibilita a integração dos colaboradores do serviço, uma vez que o hospital participa de um projeto vinculado ao Ministério da Saúde com o foco de reduzir infecções e garantir segurança aos pacientes.

“A iniciativa caracteriza-se como uma inovação e um avanço para a instituição, uma vez que o Santa Isabel é um hospital-escola, ou seja, um laboratório vivo de experiências e produções. Por isso, contribui não só com assistência segura e de qualidade, mas também com a produção do saber e transformação da realidade”, afirmou a diretora.

Programação – O evento será iniciado na quinta-feira (16) com uma palestra que abordará a segurança do paciente no contexto hospitalar, seguida por uma mesa redonda abordando o tema ‘cultura de segurança’,  sob a visão dos colaboradores do HMSI e das instituições de ensino conveniadas.

No turno da tarde, será apresentado o projeto piloto do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS), implantado no hospital em 2017 e que tem reduzido o número de infecções dentro do serviço. O primeiro dia de atividades será encerrado com apresentação musical e a construção da árvore de segurança da unidade hospitalar.

Na sexta-feira (17), a programação inicia com uma palestra sobre assédio moral no ambiente de trabalho e segue com apresentações de trabalhos científicos sobre segurança do paciente com relatos dos profissionais e estagiários do hospital.

Segurança do Paciente – O HMSI é o único hospital da Paraíba selecionado para participar do Proadi-SUS e recebe a tutoria do Hospital Albert Einstein com visitas presenciais a cada quatro meses. Desde que o projeto começou, em 2017, os casos de infecção hospitalar no HMSI foram reduzidos em 29%. A meta do programa é reduzir em 50% até o final de 2020.

Por meio do projeto, com o apoio do Núcleo de Segurança do Paciente, os profissionais do hospital, principalmente os que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), recebem orientações e treinamentos com intervenções diárias no cumprimento de padronizações dos protocolos que trazem medidas para reduzir as infecções.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/hmsi-comemora-semana-de-enfermagem-com-atividades-sobre-seguranca-do-paciente/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …