Perde a validade a MP que criava a região metropolitana em torno do DF — Senado Notícias

A Medida Provisória 862/2018, que permite a criação de uma região metropolitana envolvendo o Distrito Federal e municípios de Minas Gerais e Goiás, perdeu a validade nesta terça-feira (14) sem ser votada pelo Congresso. A última reunião da comissão mista foi em 24 de abril, quando foi adiada a votação do relatório do deputado José Nelto (Pode-GO).

O motivo foi a falta de consenso sobre uma emenda do relator que determinava a transferência de recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) para a implementação e a manutenção da região metropolitana.

A votação do texto vinha sendo adiada desde o dia 11 de abril, quando foi apresentado o primeiro relatório. Na ocasião, o relator apresentou emenda atribuindo à União a responsabilidade de suplementar 20% dos recursos do FCDF para a implementação e manutenção da região metropolitana. Tais recursos, hoje sob responsabilidade do DF, deveriam ser administrados de forma conjunta pelos entes federativos.

— Criar a região metropolitana sem orçamento é no mínimo a gente fazer a política da chamada enganação, que fica no papel. Nós queremos saúde de verdade, segurança de verdade, educação de verdade, infraestrutura de verdade. Essa medida provisória não contempla o sonho, o desejo de todos os moradores da região metropolitana — disse o relator, sobre o texto da MP.

Sem acordo com a União para as mudanças que sugeriu, Nelto alterou o relatório de uma maneira que desagradou ainda mais os representantes do Distrito Federal: o novo relatório retirou da União a responsabilidade de suplementar o fundo e determinou a retirada de 20% dos recursos destinados ao fundo para a região metropolitana.

Diante do impasse, a MP, editada ainda durante o governo do ex-presidente Michel Temer, sequer teve seu relatório aprovado na comissão mista e caducou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/05/15/perde-a-validade-a-mp-que-criava-a-regiao-metropolitana-em-torno-do-df.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Plenário desarquiva PEC que tira do Teto de Gastos recursos de royalties do petróleo para a educação — Senado Notícias

O Plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (14) requerimento do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) …