Semana tem concertos do coro e da orquestra da Camerata Antiqua – Prefeitura de Curitiba/PR

Dois concertos marcam a programação de música erudita nesta semana. O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba faz uma apresentação na Paróquia Imaculada Conceição, no Guabirotuba, nesta quinta-feira (16/5), às 20h, com entrada gratuita. Na sexta-feira (17/5) e no sábado (18/5), a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba faz o concerto Transfigurações Vienenses, na Capela Santa Maria, com regência do maestro Márcio Steuernagel e participação do pianista Fábio Martino.

O Coro da Camerata estará sob a regência de Mara Campos, levando ao público um repertório variado de obras brasileiras e estrangeiras, clássicas e contemporâneas. No programa, com acompanhamento da pianista Clenice Ortigara, os cantores apresentam obras barrocas de Henry Purcell (1659-1695), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Antonio Vivaldi (1678-1741) e Georg Friedrich Händel (1685-1759). Também estão no repertório canções de autores contemporâneos dos Estados Unidos Ola Gjeilo, Paul Basler e Christopher Tin e dos brasileiros Chico Buarque e Edu Lobo, autores da canção Sobre Todas as Coisas.

Transfigurações Vienenses

O concerto Transfigurações Vienenses, com a Orquestra de Câmara, tem um repertório exclusivo de obras escritas no círculo de Viena por compositores consagrados: Mahler, Mozart e Schoenberg.

De Gustav Mahler (1860-1911) será apresentada a obra Adagietto da 5ª Sinfonia; de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), o Concerto para Piano Nº 14 em Mi Bemol Maior; e de Arnold Schoenberg (1874-1951), Noite Transfigurada Op.4 (versão para orquestra de cordas, 1943).

As três obras têm em comum o fato de serem apresentadas fora de seu contexto ou da versão original: transcritas, adaptadas, emancipadas de seu contexto sinfônico, ou simplesmente executáveis com orquestra de cordas. “O concerto cria um jogo entre consistência e variedade, com as diferenças de estilos ou épocas de cada compositor. Revela faces diferentes, mas profundamente conectadas entre si, da tradição musical austro-germânica”, explica Márcio Steuernagel, maestro de Curitiba, atualmente residindo e estudando na Áustria.

Convidados

O maestro Márcio Steuernagel é regente titular da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e professor de regência e composição na Escola de Música e Belas Artes do Paraná/Unespar. Atualmente reside na Áustria, onde é doutorando na Universidade de Música e Arte Performáticas de Graz.

O pianista Fábio Martino teve formação em universidades do Brasil e Alemanha. É detentor de mais de 20 primeiros lugares em competições de piano. Martino atua com importantes orquestras sinfônicas nacionais e internacionais como a do Estado de São Paulo, de Brasília, da Baviera, de Berlim, de Stuttgart e a Orquestra Filarmônica de Duisburg.

 

Serviço

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba – Regência Mara Campos

Local: Paróquia Imaculada Conceição do Guabirotuba (R. Alcides Vieira Arcoverde, 244)

Data e horário: Quinta-feira (16/5), às 20h

Entrada gratuita

 

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Data e horário: Sexta-feira (17/5), às 20h; sábado (18/5), às 18h30

Ingressos: R$ 30 e R$ 15

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/semana-tem-concertos-do-coro-e-da-orquestra-da-camerata-antiqua/50379.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prefeitura entrega horta comunitária reestruturada no Tatuquara – Prefeitura de Curitiba/PR

O prefeito Rafael Greca entrega nesta sexta-feira (19/7), as obras de revitalização da Horta Comunitária …