Psol acusa ministro da Educação de mentir – Notícias

Para o líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), “o governo mente e o ministro mente”, disse, referindo-se ao corte defendido pelo Planalto de 3% sobre o orçamento total da Educação federal em vez de 30% sobre o que pode ser contingenciado.

Para Valente, a intenção do ministério é perseguir as universidades até que elas sejam privatizadas. “A gente achou que o Vélez era ruim, mas esse ministro é muito pior”, alertou.

Também indicada pelo Psol, a deputada Fernanda Melcchionna (RS), criticou os cortes, ressaltando que também o Fundeb foi contingenciado em 40%. “Vemos milhões de jovens nas ruas, abraçando a universidade para salvar o País. Os verdadeiros idiotas estão no governo. Vou dar duas dicas ao senhor, ministro, leia Paulo Freire e renuncie”, afirmou.

Critérios mais claros
Indicada pelo PRB, a deputada Aline Gurgel (AP) lamentou os cortes feitos governo no orçamento das universidades e institutos federais de financiamento. “Antes do contingenciamento, o senhor já havia esclarecido que ele incidiria sobre despesas de custeio, então gostaria que o senhor tornasse mais claro os critérios”, disse.

Ela também acusou o ministro de tentar pressionar o Parlamento pela aprovação da reforma da Previdência ao condicionar a liberação de mais recursos à sua aprovação.

Telefonema
O deputado Capitão Wagner (Pros-CE) anunciou que votou em Bolsonaro nos dois turnos e relatou que viu o presidente da República ligar para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, determinando que ele suspendesse o contingenciamento. O telefonema teria ocorrido durante reunião de vários partidos no Palácio do Planalto. “Queria que o ministro confirmasse se houve ou não o telefonema. Não é possível que o presidente tenha encenado essa ligação”, observou.

O debate prossegue no Plenário da Câmara.

Mais informações a seguir

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TV Senado apresenta documentário inédito com Marco Maciel — Senado Notícias

Em entrevista inédita, o ex-presidente da República e ex-senador Marco Maciel revelou fatos interessantes da …