Chico Rodrigues pede relatórios a CGU sobre uso inadequado do Fundo Amazônia — Senado Notícias

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) comentou nesta sexta-feira (17) relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre o uso inadequado dos recursos do Fundo Amazônia. O parlamentar destacou que se trata de um programa importantíssimo, que tem o objetivo de compensar os estados e municípios pelas ações de preservação da floresta.

No entanto, disse Chico Rodrigues, a CGU comprovou que esses recursos, inclusive internacionais, não foram bem aplicados, sendo usados para pagar salários gigantescos de funcionários e de terceirizados ou, em 82% dos casos, para financiar projetos que não foram escolhidos com critérios técnicos.

O senador pediu que a controladoria encaminhe ao Congresso esses relatórios, para que os parlamentares possam cobrar uma auditoria que mostre quem foram os que praticaram desvios na aplicação desses recursos.

Ele informou ainda que, na segunda-feira (20), pretende fazer uma consulta direta sobre o tema à CGU e ao BNDES, que armazena e depois libera essas verbas (que chegariam a R$ 1,5 bilhão), vitais para a Amazônia.

— Recursos de importância fundamental para as regiões brasileiras, para o nosso país como um todo, e, por que não dizer, no conceito global, porque nós temos florestas que produzem o oxigênio de que precisamos para respirar — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/05/17/chico-rodrigues-pede-relatorios-a-cgu-sobre-uso-inadequado-do-fundo-amazonia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Agente público investigado por violência doméstica pode ter salário suspenso — Senado Notícias

Foi apresentado no Senado um projeto (PL 994/2024) que endurece as consequências para agentes públicos …