OAB-PR inaugura fotografia de José Augusto Araújo de Noronha na Galeria de Presidentes – OAB

A fotografia do ex-presidente da Seccional paranaense e diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, passa a integrar a Galeria de Presidentes da OAB Paraná. A foto foi inaugurada na noite de sexta-feira (17), em sessão solene que reuniu diretores, conselheiros, amigos e familiares do homenageado. O ato foi realizado em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Noronha à classe dos advogados.

O evento contou com as presenças do vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana Queiroz, e do secretário-geral Adjunto, Ary Raghiant Neto, que enalteceram o compromisso do ex-presidente com as causas da Ordem. “É uma honra para a advocacia ter Noronha como tesoureiro do CFOAB. Sua capacidade, visão e disposição para se preocupar com a advocacia é algo ímpar”, disse Viana.

Airton Molina, Marilena Winter, Alexandre Quadros e Fabiano Baracat, que dividiram com Noronha a missão de gerir a OAB Paraná na última gestão, manifestaram o grande apreço e admiração pelo trabalho realizado pelo ex-presidente. “Não há palavra que dê conta de dizer do orgulho que foi fazer parte de sua gestão”, afirmou Marilena, destacando a liderança, a singularidade, a retórica e a sensibilidade do colega.

“Quero registrar o orgulho e a satisfação de poder acompanhar a trajetória de Noronha. A OAB, mais do que suas missões institucionais, cria esta comunidade de afetos”, afirmou a advogada medalha Vieira Netto, Edni de Andrade Arruda, que veio especialmente de Guarapuava para prestigiar o evento.

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, pontuou que Noronha soube ao longo da sua gestão unir as duas grandes causas que nortearam o lema de sua gestão – Uma OAB para a advocacia e para a sociedade – em todas as suas ações, trabalhando diuturnamente pela advocacia. “Você soube unir todos os seus esforços em prol da advocacia, mas nunca descuidou do atendimento à sociedade brasileira, com suas lutas pela cidadania, pela defesa da Constituição e, acima de tudo, em defesa da moralidade pública”, disse.

“Tenho orgulho de ter sido eleito com 70% dos votos dos advogados do estado do Paraná, que realmente admiraram a sua gestão. A nossa vitória se deve ao excelente trabalho que você realizou. Portanto, é um orgulho enorme para todos nós descerrar esta foto nesta galeria, de uma pessoa do seu quilate, da sua envergadura, do exemplo que é para a advocacia do Brasil. Temos como paranaense orgulho grande porque você retomou a história da OAB do Paraná no Conselho Federal”, afirmou Telles.

O presidente da OAB Palmas, Eduardo Tobera, agradeceu em nome dos demais dirigentes de subseções o trabalho desempenhado por Noronha. “Ele foi a pessoa certa e necessária diante da crise sem precedentes que o país enfrenta”, disse.

Trajetória

Além de presidir a OAB Paraná na gestão 2016-2018, o diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB foi presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) durante dois mandatos (2010-2012 e 2013-2015) e soma mais de duas décadas de serviços prestados à Ordem dos Advogados.

Bastante emocionado, na presença dos pais Maria Cecília e Antonio Lopes de Noronha, e de suas filhas Beatriz e Gabriela, José Augusto Araújo de Noronha agradeceu a homenagem. Ele foi o trigésimo presidente da OAB Paraná.

“Quero fazer justiça à minha diretoria porque formamos um time absolutamente coeso. Tivemos divergências, mas sempre estivemos unidos no que fosse o melhor para a advocacia. Temos que debater, nos posicionar, mas uma vez decidido, a posição adotada foi da OAB. Isso nos fortaleceu. Fomos um time que efetivamente defendeu as prerrogativas dos advogados paranaenses”, afirmou Noronha.

“Tenho dito que é isso que precisamos: de pessoas que tenham coragem, pois hoje parece que algumas pessoas têm medo de se confrontar com uma autoridade, com aquele que viola as nossas prerrogativas e quer acabar com o papel do advogado. Agradeço a todos os presidentes que fizeram a história da OAB e sempre nos provocaram a entregar para a advocacia algo melhor. Esse é o sentido da nossa passagem pela OAB”, frisou.

Pela Assessoria de Imprensa da OAB-PR, com adaptações

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57206/oab-pr-inaugura-fotografia-de-jose-augusto-araujo-de-noronha-na-galeria-de-presidentes.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …