Prefeitura de João Pessoa promove Semana do Bebê a partir desta segunda-feira

Os cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta segunda-feira (20) a programação em alusão à Semana do Bebê em toda rede de assistência da Capital. A abertura será às 8h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria.

A programação segue até do dia 25 de maio, com várias atividades relacionadas ao cuidado ampliado com a primeira infância, crianças de zero a seis anos, nas creches, Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas Municipais.

“O objetivo maior é o combate à mortalidade infantil, assim diversas ações estão sendo intensificadas nesta semana visando incluir crianças e familiares neste processo de cuidar e educar, além de sensibilizar profissionais para a importância destas ações”, informou Ana Giovana Medeiros, secretária-adjunta de Saúde. “Estamos também com ações voltadas à Semana Nacional de Doação de Leite Humano, com ações que se integram promovendo a saúde da criança e a integração de toda família nesse cuidar”, completou.

Apesar de a programação fazer parte da rotina nos serviços da PMJP, e a Semana está prevista em Lei Municipal, os profissionais de saúde têm sido vigilantes e fazem busca ativa para garantir o cuidado em sua integralidade. “Temos trabalhado para aumentar a cobertura vacinal, reduzir obesidade infantil e oriental por meio da educação nutricional hábitos saudáveis, além de realizamos trabalhos direcionados a proteção contra violências e abusos, o estimulo a afetividade, estímulos e condições mais adequadas ao pleno desenvolvimento infantil, através de políticas públicas que favoreçam ainda mais esta fase da vida”, completou Ana Giovana.

Lei Municipal – A Semana do Bebê passou a integrar o calendário oficial de eventos do município de João Pessoa a partir de uma Lei Municipal sancionada no dia 22 de maio de 2015, em decorrência de um projeto enviado por técnicos da SMS para a frente parlamentar de defesa da criança e do adolescente na Câmara de vereadores da Capital.

Saúde da Criança – para organizar todas as ações e atividades voltadas às crianças, além de monitorar o funcionamento dos projetos, a SMS possui uma área técnica exclusiva para a saúde da criança, que realiza, durante todo o ano, diversas ações visando qualidade na saúde de crianças e adolescentes.

Confira a Programação

Dia 20

Abertura Centro Administrativo Municipal – 8h30

Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha do Bispo – 14h30

De 20 a 22- Unidade de Saúde da Família (USF) Bancários Integrada – 8h

De 20 a 25 – Unidade de Saúde da Família (USF) Bessa – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Padre Hildo – 13h

Dia 21

Unidade de Saúde da Família (USF) São José – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Miramar – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Ipiranga – 13h

Unidade de Saúde da Família (USF) Água Fria – 13h

Unidade de Saúde da Família (USF) Timbó III – 13h

Dia 22

Unidade de Saúde da Família (USF) São Rafael – 13h30

Unidade de Saúde da Família (USF) Integrando Vidas – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Torre I – 8h

Dia 23

Unidade de Saúde da Família (USF) Eucaliptos – 13h

Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Mateus I – 13h

Unidade de Saúde da Família (USF) Altiplano – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Clara – 8h

Unidade de Saúde da Família (USF) Torre Integrada – 8h

Dia 25

Unidade de Saúde da Família (USF) Bessa – 13h

 

 

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/prefeitura-de-joao-pessoa-promove-semana-do-bebe-a-partir-desta-segunda-feira/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Cursos do Programa Escola Social iniciam aulas e alunos têm oportunidade para mudar de vida

As primeiras turmas do Programa de Capacitação Escola Social começaram suas aulas e os alunos …