Alunos na rede municipal assistem palestra sobre direitos e deveres previstos no ECA

Nesta quinta-feira (23), às 14h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, 500 alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de João Pessoa, irão assistir à palestra ‘Quebrando o silêncio, construindo estratégias dentro da sistemática do ECA’. Proferida pelo coordenador Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça (Coinju), juiz Adhailton Lacet Porto, a palestra abordará de forma detalhada os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os alunos que assistirão a palestra têm entre 12 e 15 anos e cursam do sétimo ano ao nono ano nas escolas municipais Chico Xavier, Cônego João de Deus, Dom José Maria Pires, José Américo e João Santa Cruz. De acordo com a Chefe da Divisão do Apoio ao Estudante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Valdilene Rodrigues de Assis Cruz, é muito importante levar os alunos a debates desse tipo.

“Precisamos trabalhar esses temas com os nossos alunos, uma vez que a escola é um espaço que deve transmitir respeito ao próximo, através de atitudes que levam à amizade, harmonia e integração das pessoas, Só assim atingimos os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição”, avalia Valdilene.

De acordo com o juiz e palestrante Adhailton Lacet Porto, a proposta da sua palestra é falar aos alunos sobre seus direitos, mas também seus deveres. “Essa será a temática principal. É uma forma de conscientizar os jovens de que o ECA não é aquele instrumento legal que “passa a mão”, como se costuma dizer, na cabeça dos adolescentes. O ECA enfatiza os direitos, mas também impõe deveres”. Porto explica que crianças e adolescentes devem por exemplo, obedecer aos pais e aos professores, além de também cumprir regras e horários.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/alunos-na-rede-municipal-assistem-palestra-sobre-direitos-e-deveres-previstos-no-eca/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Smams participa de encontro sobre políticas ambientais

O secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes, participa, no Rio de …