Corregedoria Nacional da OAB inicia calendário de correições pela Seccional sul-matogrossense – OAB

A Corregedoria Nacional da OAB realizou nesta quarta-feira (22), na OAB-MS, a primeira correição ordinária da atual gestão. O secretário-geral adjunto e corregedor nacional da Ordem, Ary Raghiant Neto, está à frente dos trabalhos, acompanhado dos corregedores adjuntos Delosmar Mendonça, José Carlos Guimarães Júnior e Luiz Renê Gonçalves do Amaral. 

A visita serve para avaliar e corrigir eventuais falhas nos processos ético-disciplinares e acontecerá em todas as Seccionais da Ordem até o fim de 2021 (acesse aqui a matéria com o calendário).

Pela manhã, foi realizada uma reunião para apresentação da equipe de corregedores da OAB Nacional, da sistemática e da condução dos trabalhos. “O objetivo das correições é diminuir radicalmente o número de processos éticos no âmbito da OAB, e mais do que isso, sistematizar o trâmite e comunicar isso à advocacia e à sociedade. Isso é muito importante, sobretudo, para o Conselho Federal da OAB, que precisa ser mais conhecido nas bases da advocacia. Vamos trabalhar para diminuir o número de processos éticos no Brasil, criar uma verdadeira e ampla gestão e com dados estatísticos”, apontou Ary.

Ary destacou ainda a busca pela implantação do processo eletrônico. “Estamos trabalhando para que os processos sejam eletrônicos em todo o país, com assinatura digital. Em um segundo passo, nós vamos permitir o acesso de todas as partes no processo ético. Por último, vamos criar o Plenário Virtual para desafogar, sobretudo nos processos de anuidade”, completou.

O vice-presidente da OAB-MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior, falou sobre mudanças que agilizaram os processos ético-disciplinares na Seccional. “Hoje, fazemos um juízo prévio de admissibilidade. O advogado é notificado para fazer uma manifestação preliminar, porque caso esteja havendo alguma controvérsia, é processo arquivado antes de ir à Secretaria de Ética. Porém, se houver indício, determina-se a abertura do processo. Outro importantíssimo avanço foi a digitalização processual, facilitando a rotina de trabalho do setor e dos colaboradores, além de dar mais rapidez aos julgamentos”, esclareceu.

O corregedor da OAB-MS, Stheven Razuk, lembrou que “55% dos processos ético-disciplinares versam hoje sobre anuidade e 60% de todo o acervo são conduzidos por advogados dativos”. Vendo esse índice, a “OAB-MS alterou a resolução e melhorou bonificação do advogado dativo, com desconto maior na anuidade, uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos relatores auxiliares e dativo”. 

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-MS

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57230/corregedoria-nacional-da-oab-inicia-calendario-de-correicoes-pela-seccional-sul-matogrossense.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Presidentes das comissões de Direito Sindical da OAB se reúnem antes de audiência pública – OAB

Brasília – Acontece na manhã desta quarta-feira (22) o Colégio de Presidentes das Comissões de …