Equipes trabalham em quatro córregos para conter cheias no Rio Pinheirinho – Prefeitura de Curitiba/PR

As obras de controle de cheias do Rio Pinheirinho, uma das maiores em execução no Paraná, seguem com várias frentes de trabalho. As equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba estão trabalhando ao longo de quatro córregos: Santa Bernadete, Henry Ford, Vila Guaíra e Vila Cortume e no próprio Rio Pinheirinho, onde esses córregos desaguam. 

Uma dessas etapas está acontecendo na Avenida Wenceslau Braz, na Vila Guaíra, por onde corre o rio que desagua no Belém. Ali, as equipes trabalham com grandes máquinas para fazer a contenção na lateral das margens e também construindo as caixas que vão reter as águas das fortes chuvas, evitando as cheias e alagamentos na região.

As estacas para conter as laterais têm entre oito e 12 metros de profundidade. No total, a obra de controle de cheias do Rio Pinheirinho tem oito quilômetros e beneficiará milhares de pessoas em cinco bairros da cidade: Lindóia, Parolin, Fanny, Guaíra e Hauer.

“São espécies de reservatórios com capacidade para conter grandes volumes de água, como as que caem nas chuvas fortes de verão”, explica Luiz Alberto Stapassoli, engenheiro do Departamento de Pontes e Drenagem que fiscaliza a obra de controle de cheias do Rio Pinheirinho.

Como funciona

O sistema vai retardar o fluxo de água ao longo de toda a obra para evitar o deságue imediato no Rio Pinheirinho. Com isso, a água será escoada aos poucos diretamente no Rio Belém, sem inundar casas, ruas e comércio.

O Rio Pinheirinho tem uma bacia totalmente urbanizada e a última intervenção de macrodrenagem foi feita na década de 1950. As obras feitas pela Prefeitura vão evitar que alagamentos e transtornos com cheias voltem a acontecer na região.

Os investimentos somam mais R$ 100 milhões, recursos do Ministério das Cidades, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) de Gestão de Riscos e Desastres Naturais. A previsão é terminar a obra entre o fim deste ano e o começo do ano que vem.

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/equipes-trabalham-em-quatro-corregos-para-conter-cheias-no-rio-pinheirinho/50538.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …