Gestantes atendidas pelo Cras São José participam de palestra na programação da Semana do Bebê

Dentro das ações em alusão a Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) São José, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas II) e programa Criança Feliz, realizou roda de conversa com as gestantes atendidas no bairro São José pela Secretaria de Assistência Social (Sedes), nesta quarta-feira (22).

As futuras mães ouviram palestra sobre os cuidados que devem ter durante a gestação, participaram de dinâmicas coletivas para fortalecimento de vínculos com seus bebês e foram instruídas sobre técnicas de exercícios para aliviarem desconfortos provenientes da gravidez como inchaço e dores nas costas, além de receberem brindes.

Para Marcos Soares, coordenador do Cras São José, a ação conjunta entre os serviços da assistência social ajuda as famílias a se sentirem amparadas em todo o caminho. “O Cras é a porta de entrada da assistência social para estas famílias e realizar esta ação hoje em parceria com o Creas e Criança Feliz fortalece ainda mais uma união que é necessária para entregarmos serviços de qualidade às famílias que recorrem a nós. É importante humanizar o atendimento e reforçar a união entre os equipamentos”, reforçou.

Flávia Daiane, coordenadora do Creas II, que atende a região do bairro São José, destacou a contribuição do Creas nesta Semana do Bebê, que tem ainda a participação das secretarias de Educação e Saúde em diversos pontos da cidade. “A parceria entre os serviços é muito importante, trabalhando de forma integrada em prol da comunidade. O Creas é considerado de média complexidade, mas é aqui, na base, que precisamos iniciar o trabalho para que futuras gerações tenham melhores condições de se desenvolverem”, complementou.

O Cras São José atende principalmente crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e idosos, oferecendo ações e serviços de fortalecimento de vínculos entre os componentes das famílias, o direito à proteção social básica e prevenção de situações de risco social, incluindo a distribuição de refeições às famílias atendidas em seu território.

Um dos programas que ajuda neste trabalho de proteção social é o Criança Feliz, que acompanha gestantes e crianças na faixa de 0 a 3 anos, atendidas pelo Bolsa Família, e de 4 a 6 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), realizando atendimentos domiciliares que visam a melhora no desenvolvimento motor, social e de vínculos das crianças.

“Nossos cuidadores vão às casas das famílias e procuram utilizar objetos que já existem lá para realizar brincadeiras que vão ajudar as crianças a desenvolverem sua coordenação motora, por exemplo. Além disso, trabalhamos para que o vínculo na família seja reforçado, principalmente junto às gestantes, explicando para as mães o quanto é importante que elas tenham um tempo para brincar com a criança, reforçando a afetividade e as emoções positivas, assim, quando a criança for para a creche ou escola, ela tenha melhor adaptação a este novo ambiente”, explicou Denise Barcelos, coordenadora do Criança Feliz nos bairros São José e Cristo.

A programação da Semana do Bebê se estende até o dia 25, como parte do calendário oficial de eventos de João Pessoa a partir da Lei Municipal sancionada em 2015.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/gestantes-atendidas-pelo-cras-sao-jose-participam-de-palestra-na-programacao-da-semana-do-bebe/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …