CPI sobre Brumadinho ouve funcionários e prestadores de serviços da Vale – Notícias

A CPI sobre o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) ouve nesta terça-feira (28) funcionários e prestadores de serviços da empresa Vale. O debate atende a requerimentos de diversos parlamentares.

O deputado Rogerio Correia, um dos que solicitou o debate, lembra que o rompimento da barragem B1 da Mina de Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho e de propriedade da Vale, causou a morte ou o desaparecimento de cerca de 270 pessoas.

“Apesar de a Agência Nacional de Mineração afirmar que a barragem que se rompeu não apresentava pendências documentais, o laudo 2 de estabilidade feito pela empresa alemã TÜV SÜD, a pedido da Vale, mesmo solicitando uma série de recomendações à empresa, atestou a estabilidade da barragem, em setembro/2018, quatro meses antes de seu rompimento”.
Ele lembra que antes do rompimento da barragem, a empresa realizou reuniões com especialistas cujo objetivo era discutir o fator de segurança da barragem 1 da Mina de Córrego do Feijão.

Foram convidados:
– a gerente de Gestão e Estruturas Técnicas da Vale, atualmente afastada, Marilene Christina Oliveira Lopes de Assis Araújo;
– o engenheiro civil, especialista em recursos hídricos, Fernando Schnaid;
– o funcionário da Vale, ligado à gerência de gestão de riscos geotécnicos, Washington Pirete da Silva; e
– o diretor da Potamos, Mário Cicareli.

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 11

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Está no ar o site comemorativo dos 200 anos do Senado — Senado Notícias

O Senado lançou um site comemorativo pelos seus 200 anos de criação. A página está …