Senadores destacam manifestações populares de domingo — Senado Notícias

As manifestações populares desse domingo (26) dominaram os discursos no Plenário do Senado nesta segunda-feira (27). Os protestos, registrados em várias cidades do Brasil, criticaram posições do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional e também defenderam pautas como a reforma da Previdência (PEC 6/2019) e a MP da Reforma Administrativa (MP 870/2019), com destaque para a manutenção do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) com o Ministério da Justiça.

Para o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), as autoridades públicas precisam fazer a leitura correta dos protestos e “trabalhar, trabalhar e trabalhar”. Ele classificou as manifestações como democráticas e pacíficas e disse que é preciso um esforço coletivo e agregador para unificar o país. Na mesma linha, Eduardo Girão (Pode-CE) disse que a manifestação foi saudável para a democracia. Segundo Girão, os manifestantes defenderam a “pauta Brasil”.

— O povo brasileiro acordou. O povo brasileiro gritou e está de parabéns. Foi um movimento legítimo, ordeiro e pacífico — afirmou.

Na visão do senador Alvaro Dias (Pode-PR), os políticos precisam fazer a leitura correta das manifestações, tanto as de domingo quanto as do último dia 15, contra o corte de investimentos na educação. Ele destacou que as manifestações pediram o fim do foro privilegiado e lembrou que é autor de uma PEC que trata do assunto (PEC 10/2013). A matéria aguarda a votação na Câmara dos Deputados. Segundo Alvaro, os brasileiros descobriram que ser militante vale a pena e apontaram que o Brasil quer ser uma grande nação.

O senador Telmário Mota (Pros-RR) se disse surpreso com o tamanho das manifestações e classificou os protestos como uma vitória do presidente Jair Bolsonaro. Ele disse, no entanto, que Roraima teve apenas cerca de 300 pessoas nas manifestações, para demonstrar a insatisfação do estado com uma suposta falta de ação do governo federal com as demandas locais, como a questão energética e a atenção com os imigrantes venezuelanos.

Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a manifestação livre é característica da democracia. Ele lamentou, porém, o fato de o presidente Jair Bolsonaro ter usado as redes sociais para manifestar apoio a pautas que não seriam adequadas e comparou o presidente ao imperador Nero, que tocou fogo em Roma e culpou os cristãos.

— O presidente da República precisa se comportar com a sobriedade que o cargo exige — criticou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/05/27/senadores-destacam-manifestacoes-populares-de-domingo.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …