Carta com mais de 250 mil assinaturas pede manutenção do Coaf com Ministério da Justiça — Senado Notícias

Integrantes do Mude, movimento apartidário contra a corrupção, entregaram a parlamentares nesta terça-feira (28) um documento com mais de 250 mil assinaturas pela manutenção do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no âmbito do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. A mudança do conselho para o Ministério da Economia está prevista no projeto de conversão da Medida Provisória 870/2019 — que trata da reforma administrativa — e poderá ser votada ainda nesta terça pelo Senado.

— Nós estamos aqui querendo apenas o que for melhor para o brasileiro, que é a corrupção acabar. O melhor para a corrupção acabar é o Coaf ficar com o Ministério da Justiça. Se assim é melhor, nós precisamos lutar, como cidadãos brasileiros. Estamos aqui com mais de 250 mil assinaturas representando a vontade do povo — explicou Rosilene Dantas, representante do movimento.

A MP foi editada no primeiro dia do ano e organiza a estrutura ministerial do governo de Jair Bolsonaro. O texto tirou o Coaf do Ministério da Economia e o vinculou ao Ministério da Justiça. Na comissão mista que analisou a matéria, essa transferência foi desfeita e a Câmara dos Deputados confirmou a alteração por 228 votos contra 210. Caso o Senado desfaça a mudança, a MP terá de voltar à Câmara, o que pode fazer com que perca a validade, já que o prazo se encerra na próxima segunda-feira, 3 de junho.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou via Twitter que levou ao conhecimento dos líderes partidários carta em que o presidente Jair Bolsonaro pede que a MP 870 seja votada pelo Senado sem modificações. Para tentar evitar a perda de todo o texto, o presidente da República, e seus ministros Paulo Guedes, da Economia, e Sergio Moro, da Justiça, encaminharam uma carta pedindo que a MP 870 seja aprovada da forma do projeto de conversão que saiu da Câmara, ou seja: com o Coaf no Ministério da Economia.

Mas o senador Randolfe Rodrigues chamou atenção para a contradição da carta de Bolsonaro, Moro e Guedes em relação ao que vinha sendo dito por eles há poucos dias.

— Só a má vontade justificaria não ter tempo de a MP ser votada. Precisamos acabar com essa “síndrome de bipolaridade” que tem no governo. O governo incentiva mobilizações de rua no domingo [26], em que uma das principais reivindicações do povo foi que o Coaf ficasse sob a guarda do Ministério da Justiça. O próprio presidente da República incentivou. Agora, por conta de uma conveniência, de um acordo de bastidores, o presidente desdiz o que disse publicamente ao longo do tempo. O ministro da Justiça está há seis meses dizendo que era fundamental o Coaf estar lá (…). O que justificaria mudarmos de posição? A conveniência? — disse o senador.

Participaram do encontro com o Mude os senadores Plinio Valério (PSDB-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Oriovisto Guimarães (Pode-PR), Fabiano Contarato (Rede-ES), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Flavio Arns (Rede-PR) e Eduardo Girão (Pros-CE), que se manifestaram conjuntamente em favor da permanência do Coaf na pasta da Justiça. Para eles, há tempo suficiente para que a MP 870 seja votada da forma como editada pelo governo, com o Coaf no Ministério da Justiça. Segundo os senadores, basta que o Senado aprove o texto esta terça e a Câmara volte a analisá-lo na quarta (29) ou na sexta (30).

Clareza

Para a senadora Simone Tebet (MDB-MS), o governo precisa deixar claro para a população que optou por manter o texto para evitar a perda do prazo. Assim, os senadores poderiam optar por manter todo o texto, sem a votação de destaques.

— Se for votação simbólica, vota-se toda a medida provisória, ou seja: é sim ou não. Se não houver essa interferência do governo no sentido de justificar para a sociedade, a gente tem dificuldade, afinal esta é uma casa política — disse a senadora.

A preocupação se dá, principalmente, porque a manutenção do conselho com o ministro Sérgio Moro foi uma das principais reivindicações nas manifestações populares de domingo (26). Para Fabiano Contarato (Rede-ES), a população não pode ser prejudicada.

— É um acordo espúrio e quem vai pagar a conta é a população brasileira. As últimas eleições deram um recado muito claro: a população está cansada dos mesmos com os mesmos resultados. Se depender de nós, dessa bancada que está aqui, o Senado vai dar uma resposta porque a sociedade clama e tem sede por um verdadeiro Estado democrático de direito — disse.

Plínio Valério enfatizou que o próprio ministro Sergio Moro sempre defendeu que o Coaf com ele seria um instrumento para combater a corrupção.

— Estamos aqui por convicção, independente do apelo de quem quer que seja. O povo solicita que façamos isso. Todos nós que estamos aqui nos comprometemos em nossas campanhas a aprovar todo e qualquer ato que viesse para acabar com a corrupção no Brasil. Isso sim, o maior problema do país. Não é troca de 29 ministérios para 22, isso não influência muito — afirmou.

Câmara

Além disso, senadores criticam a postura da Câmara, que demora a aprovar as medidas provisórias e acaba limitando o prazo para que o Senado exerça seu papel e possa modificar o texto.

— O Senado não vai mais aceitar ser submetido ao relógio e à vontade de Rodrigo Maia [presidente da Câmara], que conduz as votações conforme seu interesse individual e não o interesse do Brasil. O interesse do Brasil é que o Senado possa apreciar as medidas com tempo suficiente para aprimorá-las e o que está sendo feito é o contrário, é uma chantagem — acusou o senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

Para Plínio Valério (PSDB-AM) a Câmara abusa da serenidade do Senado ao enviar medidas perto do prazo de vencimento. O senador informou a intenção de apresentar destaque para a votação da mudança no Coaf.

— Nós não podemos mais ficar aqui carimbando o que a Câmara manda. A responsabilidade volta para a Câmara e os senhores terão oportunidade de saber quem é responsável nesse país — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/05/28/carta-com-mais-de-250-mil-assinaturas-pede-manutencao-do-coaf-com-ministerio-da-justica.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …