Ministro Ribeiro Dantas assume presidência da Quinta Turma – STJ

O ministro Ribeiro Dantas conduziu nesta terça-feira (28) sua primeira sessão como presidente da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele estará à frente do colegiado pelos próximos dois anos, em substituição ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

Na sessão anterior, o ministro Reynaldo destacou a elevação dos julgamentos da turma em mais de 11% entre 2017 e 2019. Oriundo da Justiça Federal, como Ribeiro Dantas, Reynaldo Soares da Fonseca mencionou a atuação do novo presidente no Ministério Público e na magistratura federal.

“O ministro Ribeiro Dantas fará a diferença na presidência da Quinta Turma exatamente por ser um gestor, como demonstrou quando ocupou a presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região”, afirmou. 

Decano da Quinta Turma, o ministro Felix Fischer parabenizou Reynaldo Soares da Fonseca pelo desempenho de sua gestão no colegiado. Fischer classificou o presidente anterior como “dinâmico, firme e gentil” na condução da turma. Em relação à nova presidência, afirmou que “será uma excelente gestão, considerando a experiência do ministro Ribeiro Dantas”.

Ribeiro Dantas também parabenizou o ministro Reynaldo pelo biênio na direção do colegiado. Como novo presidente, ele afirmou que buscará dar continuidade ao trabalho da última gestão. “Peço ajuda aos colegas, aos advogados e ao Ministério Público para mantermos o bom ambiente de trabalho já alcançado na gestão do ministro Reynaldo”, disse Ribeiro Dantas.

Perfil

Nascido em Natal, o ministro Ribeiro Dantas é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem mestrado e doutorado em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ocupou os cargos de promotor no Ministério Público do Rio Grande do Norte, procurador da República e de desembargador do TRF5 – onde exerceu a função de presidente da corte. É ministro do STJ desde 2015. 

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/Alw7SvnK4lE/Ministro-Ribeiro-Dantas-assume-presid%C3%AAncia-da-Quinta-Turma.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …