Mapa da violência contra mulheres é tema de audiência pública

Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos

FELIPE PALMA
DA REDAÇÃO

Em audiência realizada nesta quinta-feira (06/06), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania divulgou um mapeamento da violência contra as mulheres em São Paulo, resultado de trabalho realizado por universitários. O material, baseado em dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, indica que os feminicídios não se concentram em determinadas áreas, mas ocorrem em toda a cidade.

Segundo a professora Luciana Itikawa, responsável pelo estudo, foram incluídos no levantamento crimes de lesão corporal, estupros e homicídios. “Nós ficamos impressionadas como a violência é espalhada pelo território urbano. A gente imaginava que fosse pontual”, completou Luciana.

O debate se deteve em políticas públicas voltadas às mulheres, como serviços, rede especializada de apoio, orçamentos específicos, convênios e repasses de verbas, em busca de traduzir os números em agendas para reduzir a criminalidade.

Para a vereadora Juliana Cardoso (PT), cabe coordenar as políticas relativas a gênero. “[É preciso] elaborar, propor, articular e fomentar a implantação de projetos que resultem em melhorias dos direitos voltados às mulheres”, afirmou a vereadora.

Diretora da ONG Nova Mulher, Márcia Regina Victoriano mencionou ter denunciado a precariedade dos serviços, além de expor a insatisfação em relação ao repasse de verbas. Ele entende que o trabalho deve envolver diversas esferas do governo, em um trabalho entre secretarias. “É uma situação que exige certa emergência”, concluiu Márcia.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/mapa-da-violencia-contra-mulheres-e-tema-de-audiencia-publica/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …