Conselho de Combate à Corrupção poderá ser impedido de sugerir destinação de recursos – Notícias

Conselho de Combate à Corrupção poderá ser impedido de sugerir destinação de recursos

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Deputado Paulo Pimenta: “Caso houvesse intenção de alterar a destinação de recursos apreendidos, o instrumento correto seria por meio de projeto de lei, e não de decreto do Executivo”

O Projeto de Decreto Legislativo 116/19 susta permissão para que o Conselho de Combate à Corrupção possa sugerir destinações de recursos financeiros para atividades relacionadas ao tema.

O trecho está previsto no Decreto 9.755/19 que institui o Comitê Interministerial de Combate à Corrupção, órgão consultivo para assessorar o presidente na elaboração, na implementação e na avaliação de políticas públicas destinadas ao combate à corrupção na administração pública federal.

A proposta é assinada pelo líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS), e subscrita pelos demais 54 deputados da bancada do partido.

Segundo Pimenta, o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41), Lei das Organizações Criminosas (12.850/13) e a Lei de Lavagem de Dinheiro (9.613/98) já falam sobre a destinação de itens apreendidos. “Caso houvesse intenção de alterar a destinação de recursos apreendidos, o instrumento correto seria por meio de projeto de lei, e não de decreto do Executivo”, disse.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Agente público investigado por violência doméstica pode ter salário suspenso — Senado Notícias

Foi apresentado no Senado um projeto (PL 994/2024) que endurece as consequências para agentes públicos …