Fiscais flagram veículo de tração animal no Boqueirão – Prefeitura de Curitiba/PR

Fiscais da Rede de Proteção Animal e agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, flagraram uma carroça puxada por um cavalo no bairro Boqueirão, nesta terça-feira (11/6). O cidadão que conduzia o veículo foi parado, autuado e teve o cavado apreendido. Veículos de tração animal são proibidos em Curitiba desde 2015.

O cavalo foi levado ao Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), onde vai passar por avaliação veterinária, microchipagem e alojamento até que possa ser encaminhado para adoção responsável. A apreensão é definitiva e as multas por maus-tratos e tração passam de R$ 2 mil.

A lLei 14.741/2015, regulamentada pelo Decreto 80/2018, proíbe o uso de veículos de tração animal em Curitiba. Há placas nas entradas da cidade informando sobre a proibição, já que a prática é utilizada ainda em alguns lugares da Região Metropolitana. 

Como adotar

Desde 2017, já foram feitas 55 apreensões de equinos por maus-tratos ou em situação irregular quanto à lei que proíbe a tração animal em Curitiba.

Interessados em adotar esses animais de grande porte, obrigatoriamente para manutenção fora do Município de Curitiba e com a comprovação de cadastro de imóvel rural junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), podem enviar e-mail para protecaoanimal@smma.curitiba.pr.gov.br.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fiscais-flagram-veiculo-de-tracao-animal-no-boqueirao/50934.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Cobrança de dívidas tributárias da Capital é referência nacional

Primeira colocada no último ranking de arrecadação de dívidas tributárias entre as capitais, de 2017, …