Secretarias de Saúde de João Pessoa e do Conde convocam proprietários de imóveis fechados

D R T . R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Conde, está realizando um chamamento dos proprietários de imóveis para veraneio que estão fechados no Litoral Sul. A intenção é eliminar a água acumulada e monitorar quaisquer focos do mosquito Aedes aegypti e Anopheles.

A discussão foi levantada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), onde os gestores, em conjunto, buscam traçar estratégias para controle desses  mosquitos e evitar novos casos de doenças como malária, dengue, zika vírus e chikungunya.

“Temos uma preocupação principalmente, porque 80% das casas situadas em Jacumã e Carapibus geralmente são utilizadas apenas para veraneio, ficam a maior parte do tempo fechadas e são de proprietários que não moram no município”, disse Rogéria Gomes, coordenadora de Vigilância em Saúde do Conde. “São casas com piscinas, lonas e outros fatores propensos a criadouro de mosquitos e os agentes de vigilância ambiental não conseguem realizar a vistoria e a aplicação de inseticida”, completou.

Os técnicos das secretarias alertam ainda para os cuidados com o autodiagnostico e a automedicação. Casos suspeitos das doenças devem procurar os serviços de saúde para investigação e tratamento correto após avaliação clínica. “Os sintomas da malária apresentam febre alta, calafrios, fadiga, suor noturno, tremores, sudorese e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica”, explicou Rogéria Gomes.

D R T . R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

Orientações – A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos, eliminando o acúmulo de água em locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.

Além do cuidado com os ambientes, que são monitorados também pelos agentes de saúde ambiental, é importante que as pessoas que estiverem em trânsito pelo Litoral Sul utilizem repelente, que é uma das formas de prevenção contra as infecções transmitidas pelos mosquitos.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias-de-saude-de-joao-pessoa-e-do-conde-convocam-proprietarios-de-imoveis-fechados/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Fiscais flagram veículo de tração animal no Boqueirão – Prefeitura de Curitiba/PR

Fiscais da Rede de Proteção Animal e agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente …