Comissões mistas de três medidas provisórias são instaladas — Senado Notícias

Comissões mistas de três medidas provisórias (MPs 877/2019, 878/2019 e 879/2019) foram instaladas nesta quarta-feira (12) no Congresso. Também foram feitas eleições para presidente e relator dos colegiados.

A Medida Provisória 877 altera a Lei 9.430, de 1996, para dispensar a retenção de tributos federais na aquisição de passagens aéreas pela administração pública federal diretamente das companhias aéreas e por meio do Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF).

De acordo com o texto, essa mudança trará resultados econômicos vantajosos, além de ganhos de eficiência, controle e transparência das compras, além de manter a obrigação das prestadoras de serviços aéreos de pagar os tributos incidentes sobre as vendas feitas à administração pública federal.

Para presidir a comissão, foi eleito o deputado Gurgel (PSL-RJ). O senador Elmano Férrer (Podemos-PI) elegeu-se como relator e o deputado Vicentinho Júnior (PL-TO), como relator-revisor.

A Medida Provisória 878 autoriza a prorrogação de contratos por tempo determinado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Se a medida for aprovada, esse órgão poderá prorrogar 143 contratos por tempo determinado para atender a necessidade temporária de funcionários.

Para presidir a comissão foi eleito o senador Weverton (PDT-MA), e para a relatoria, o deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA). O relator ressaltou que a data limite da MP é dia 28 de junho e, portanto, os parlamentares precisam apreciá-la rapidamente.

— A gente tem que correr contra o tempo. Gostaria de toda a compreensão para que a gente possa fazer o relatório o mais rápido possível. Na próxima semana a gente poderia fazer a apresentação do relatório e um debate para ver se tem alguma sugestão —  explicou.

Por isso, a próxima reunião, na qual será feita a leitura do relatório, ficou marcada para terça-feira (18), às 14h.

Também foi instalada a comissão mista da MP 879, que dispõe sobre distribuidoras de energia elétrica. A MP altera a Lei 10.438, de 2002, e a Lei 12.111, de 2009, para ampliar o período de reconhecimento de custos e o prazo para que as distribuidoras de energia elétrica sejam reembolsadas das despesas com aquisição de combustível.

Para a presidência da comissão foi eleito o deputado Edio Lopes (PL-RR). O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi eleito relator e o deputado José Nelton (Podemos-GO), relator-revisor.

O relator apresentou um requerimento para propor uma audiência pública, para a qual serão convidados o diretor-geral da Aneel, André Pepitone; o diretor-presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior; e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

— Essas autoridades podem contribuir muito com o debate, para contar a realidade do que acontece há anos. O setor elétrico já se arrasta há muito tempo, é complexo — comentou o senador.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) apresentou requerimento pedindo para incluir outros convidados na audiência, que foi marcada para o dia 25 de junho.

Reunião adiada

Outra comissão mista que deveria ter sido instalada nesta quarta, a da MP 881/2019, foi adiada para o dia 18, às 9h30, pois o senador Dário Berger (MDB-SC), que presidirá o colegiado, se ausentou por motivo de saúde.

A medida provisória institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabelecendo normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/06/12/comissoes-mistas-de-tres-medidas-provisorias-sao-instaladas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …