Curitiba volta a ser uma referência para autoridades estrangeiras – Prefeitura de Curitiba/PR

De janeiro a junho, a Prefeitura de Curitiba recebeu 28 delegações internacionais, com 88 representantes técnicos e 81 autoridades interessadas no trabalho desenvolvido pela administração pública municipal. A mais recente visita é da comitiva de Jacksonville (EUA), que fica na cidade até esta quarta-feira (12/6).

A relação de Curitiba com a cidade norte-americana vem desde 2006, quando foi assinado um tratado de cidade-irmã. O acordo está tendo o propósito renovado na atual visita, para fomentar a realização de projetos de cooperação técnica bilateral nas áreas de educação, turismo, obras públicas.

Novos interesses

Em 2018, a Prefeitura recebeu, somente para reuniões técnicas, 356 pessoas, de 24 países. Um dos interesses era pelo transporte coletivo, já que o sistema BRT (Bus Rapid Transport) foi criado na cidade na década de 1970 para funcionar como metrô de superfície, muito mais barato e de eficiência equivalente à versão subterrânea.

Mas nos últimos dois anos outras ações e programas chamam a atenção dos estrangeiros, por conta da retomada da vocação inovadora da cidade. Ações como o movimento do Vale do Pinhão e a requalificação dos Faróis do Saber – que se transformaram em espaços para a cultura maker da prototipagem, com o uso de impressoras 3D – despertam a curiosidade da comunidade internacional.

“Curitiba voltou a ser referência mundial em desenvolvimento, inovação e soluções práticas e eficazes na gestão pública”, diz o assessor-chefe de relações internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

Até o final de 2019, a cidade deverá ter recebido 70 delegações do mundo todo.

Portal da Prefeitura

Com o lançamento do novo portal da Prefeitura, a Assessoria de Relações Internacionais está reestruturando as informações sobre a cidade disponíveis em inglês e espanhol.

A ideia é facilitar o agendamento das visitas por delegações estrangeiras e concentrar em um só lugar as informações sobre a cidade em outras línguas, permitindo que o visitante tire dúvidas.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-volta-a-ser-uma-referencia-para-autoridades-estrangeiras/50932.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Feira de Artesanato do Boqueirão fideliza clientela – Prefeitura de Curitiba/PR

Há os que são fieis da novena, que não deixam de, às quartas-feiras, comparecer ao do …