Ministro Nefi Cordeiro assume a presidência da Terceira Seção – STJ

O ministro Nefi Cordeiro assumiu nesta quarta-feira (12) a presidência da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), colegiado do tribunal especializado em Direito Penal que reúne os ministros da Quinta e da Sexta Turma. Ele será o presidente do colegiado nos próximos dois anos.

O ministro agradeceu o voto de confiança dos colegas e disse ser uma honra assumir a condução dos trabalhos do colegiado.

“A sociedade espera por respostas do Estado e um dos clamores é a questão da segurança pública. Conto com a ajuda de todos no nosso compromisso de trabalhar por uma melhor justiça e um melhor direito”.

A ministra Laurita Vaz, colega de Nefi Cordeiro na Sexta Turma, falou em nome dos ministros e destacou o currículo do magistrado.

“O ministro Nefi tem ampla experiência acadêmica, sempre foi aprovado nos primeiros lugares nos concursos que fez e demonstra um notório saber jurídico. Temos certeza que o ministro agregará muito na condução dos trabalhos da Terceira Seção”, destacou a ministra.

O subprocurador-geral da República Haroldo Ferraz da Nóbrega saudou o novo presidente e destacou que, além da formação jurídica, o ministro Nefi Cordeiro é, também, engenheiro.

“Esse conhecimento ajuda na condução dos processos, que são milhares e precisam ser geridos de forma adequada”, comentou o representante do Ministério Público.

Trabalho concluído

A sessão do dia 22 de maio foi a última presidida pelo ministro Rogerio Schietti Cruz. Na ocasião, ele apresentou números do biênio 2017-2019. O ministro destacou a publicação de 1.187 acórdãos; a afetação eletrônica de cinco temas; o julgamento de seis recursos repetitivos e a aprovação de 12 súmulas.

Schietti ressaltou as atividades desenvolvidas com o intuito de estabelecer um diálogo institucional com outros tribunais, a fim de fomentar uma reflexão conjunta sobre mecanismos e procedimento direcionados a reduzir o número excessivo de habeas corpus. Entre elas, lembrou encontros com desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O ministro também agradeceu aos servidores da Seção, do próprio gabinete e de todo o tribunal pela contribuição durante a sua presidência. “Nós, ministros, não conseguiríamos realizar nada sem o apoio indispensável dos servidores dessa casa, que são de extrema capacidade, são pessoas dedicadas e que nos permitem, no dia a dia, conseguir dar cargo a tantos processos”, disse.

A ministra Laurita Vaz agradeceu o ministro Schietti pela dedicação, empenho e sensibilidade com a qual conduziu os trabalhos da seção durante dois anos. “Nós nos beneficiamos de sua liderança, sempre tranquila, respeitosa e ponderada, na condução das sessões de julgamento. Uma paz e harmonia, decorrente de seu perfil equilibrado e gentil”.

Por fim, o ministro Rogerio Schietti revelou a certeza de que o próximo biênio será muito produtivo com a gestão do ministro Nefi Cordeiro. “Nós, que temos o prazer de conviver com sua excelência na presidência da turma, bem sabemos o que nos aguarda: uma presidência extremamente competente – como tudo o que o ministro Nefi faz –, ágil e objetiva”, concluiu.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/sBRvScIOsFA/Ministro-Nefi-Cordeiro-assume-a-presid%C3%AAncia-da-Terceira-Se%C3%A7%C3%A3o.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Juiz não pode ser punido com multa do CPC por ato atentatório ao exercício da jurisdição – STJ

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, decidiu que o juiz …