Programa Jornada faz raio X do trabalho infantil no Brasil e no mundo

document.write(‘‘); !function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”http://platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);



 

O quarto episódio da primeira temporada do Jornada, disponível no canal oficial do TST no YouTube, trata dos malefícios decorrentes da exploração do trabalho de crianças e adolescentes. O programa mostra como o Brasil tem enfrentado o problema nas últimas três décadas e quais os instrumentos que propiciaram ao país reduzir em 68% a presença infantil no trabalho. Em todo o mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 168 milhões de crianças são obrigadas a trabalhar todos os dias.

A ministra Kátia Arruda, coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, uma das entrevistadas, destaca a importância do diálogo com as empresas para a criação de ambientes de aprendizagem, que permitem o ingresso dos jovens no mercado de trabalho formal, com respeito à legislação vigente. “A aprendizagem une educação, formação técnica e trabalho”, enfatiza. Maria Claudia Falcão, da OIT, lembrou que, quanto mais pobre for o lugar, mais crianças estarão sujeitas a ser exploradas por meio do trabalho.

A equipe do Jornada também ouviu o relato de um auxiliar de pedreiro que começou a trabalhar aos dez anos como engraxate e lavador de carros. O programa conta com a participação da psicóloga Andréia Esmeraldo. Ela ressalta a importância das brincadeiras e do estudo durante a infância, para que haja desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas da criança. São apresentadas, ainda, estatísticas da ocorrência de trabalho infantil em cada região brasileira.

Novo Jornada

O novo Jornada, pensado para a realidade da internet, tem edições de no máximo dez minutos, postadas no canal oficial do TST no YouTube. A cada 15 dias, um tema de relevância no universo das matérias trabalhistas é abordado sob diversos ângulos, extraindo informação de todos os personagens envolvidos no assunto. Outra novidade é a exibição por temporadas. Confira os temas da primeira temporada::

6/5/2019 – Assédio moral

20/5/2019 – A Justiça do Trabalho

3/6 /2019 – Teletrabalho

17/6 /2019 – Trabalho infantil

1º/7/2019 – Mulheres no mercado de trabalho

15/7/2019 –Atividades perigosas

(RT/CF)

<!– –> var endereco; endereco = window.location.href; document.write(‘‘) <!—-> Inscrição no Canal Youtube do TST

Fonte Oficial: TST.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Presidentes dos Três Poderes receberão a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no TST

document.write(‘Seguir‘); !function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”http://platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”); Na edição 2019 serão homenageadas 49 pessoas e duas instituições. O Tribunal …